Cinco leis de iniciativa do mandato foram aprovadas no período
Texto: Marine Palhano
O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, subiu à tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (12), para apresentar um balanço da atuação do Coletivo durante o primeiro semestre de 2023.
“Sem sombra de dúvidas, uma das ações que mais nos orgulha de termos realizado esse ano foi o lançamento do Cursinho Coletivo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Trata-se de um cursinho pré-vestibular gratuito para adolescentes, jovens e adultos de 10 bairros de São Luís. Ofertamos mais de 400 vagas, com o intuito de dar a esses estudantes mais oportunidades de ingressar em universidades fazendo boas provas de vestibular”, destacou o vereador.
Jhonatan Soares também mencionou as ações desenvolvidas na área da Cultura. “Realizamos as atividades de Carnaval e agora estamos realizando o São João. Iniciamos, semana passada, no Sacavém e na Vila São Luís (área Itaqui-Bacanga). Contribuímos também com o Arraial da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Sítio dos Padres Paroquial, e com os arraiais paroquiais no Filipinho, Cidade Operária e Cidade Olímpica. Sábado, estaremos nos polos da Cidade Operária e Cidade Olímpica. Em seguida, vamos fazer na Vila Luizão e concluir na zona rural, no bairro da Matinha (Maracanã)” detalhou.
O parlamentar lembrou que, nos primeiros seis meses do ano, o Coletivo Nós conseguiu aprovação de cinco leis. “Tivemos a publicação de uma emenda à Lei Orgânica do Município, que proíbe o contingenciamento de recursos da Educação, Saúde, Assistência Social e da área de Criança e Adolescente. Conseguimos também a aprovação da lei que institui o Plano Municipal de Prevenção e Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. Finalmente, foi promulgada a lei que cria a Semana Municipal de Hip-hop. Foi promulgada, ainda, a lei que institui o Dia Municipal da Alimentação Escolar, a ser comemorado todo dia 21 de outubro. E, conseguimos a concessão de Utilidade Pública a Associação Desportiva Atletas do Futuro (ATLEF)”, enumerou Jhonatan.
O co-vereador falou, ainda, sobre o Comitê Juvenil: “Estamos fazendo o esforço de promover o protagonismo, inclusive o protagonismo político, dos adolescentes e jovens das nossas comunidades. É importante travar esse debate com nossos adolescentes e jovens, ressaltando que o envolvimento com a política pública e partidária é necessário e positivo”, afirmou.
Finalizando seu discurso, Jhonatan Soares informou que, durante a suspensão das atividades parlamentares entre 13 e 30 de julho, o Coletivo Nós continuará atuando: “Durante esse recesso, não vamos parar, continuaremos trabalhando, cobrando de forma enérgica porque entendemos que nosso papel é esse, como representantes do nosso povo”, concluiu.