Entre os pedidos, oferta de capacitação para cuidadores de crianças, de idosos e de pessoa com deficiência.
Texto: Ascom
A Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso na promoção da inclusão e acessibilidade, por meio de projetos apresentados pelos vereadores. Com foco na melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência, os parlamentares Marcos Castro e Silvana Noely, fizeram solicitações que garantem medidas de acessibilidade em prédios públicos e oferta de capacitação para cuidadores deste público. As iniciativas reforçam a missão da casa legislativa pelo pleno exercício do direito de ir e vir das pessoas com deficiência, na capital maranhense.
A vereadora Silvana Noely (PSDB) apresentou requerimento para realização de estudos de viabilidade, a fim de que sejam adaptações no prédio da Câmara Municipal. No texto, ela destaca que devem ser observadas as legislações vigentes e reforça que o foco é garantir o acesso das pessoas com mobilidade reduzida. “A acessibilidade em prédios públicos é importante e torna estes espaços mais inclusivos para todos os cidadãos, especialmente aqueles com mobilidade reduzida. A importância dessa iniciativa reside na promoção da igualdade de oportunidades, permitindo que todos tenham acesso aos serviços e instalações oferecidos pela administração municipal”, pontua.
O vereador Marcos Castro (PMN), por sua vez, apresentou proposta que oferece capacitação especializada e profissional de cuidadores de crianças, de idosos e de pessoa com deficiência. Ele destaca que, a falta de profissionais qualificados nessa área é uma realidade enfrentada por muitas famílias e o projeto busca preencher essa lacuna, ao garantir que cuidadores tenham o conhecimento necessário para atender às demandas específicas destes públicos. “Essa medida promove a qualidade de vida dos assistidos e proporciona oportunidades de emprego e qualificação para os cuidadores. Entendemos que é necessária e mais que isso, uma prova de humanidade”, frisou.
A atuação dos vereadores nesses projetos ressalta a importância do poder legislativo em ir além das questões cotidianas. Ao abordar temas como acessibilidade e formação de cuidadores, os vereadores reforçam a necessidade de políticas públicas que garantam inclusão e respeito aos direitos das pessoas com deficiência. “Ao assumir esse papel, a Câmara contribui para a construção de uma cidade mais justa e igualitária”, reitera Silvana Noely.
As propostas tramitam na casa legislativa e foram encaminhadas a órgãos de competência.