Matéria segue em análise nas comissões decomissões de Justiça, Educação e Orçamento
Um projeto de lei do vereador Aldir Júnior (PL) propôs estabelecer as bases para inclusão do ensino da história da cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino fundamental e médio, oficial e particular do município de São Luís. Em análise nas comissões de Justiça, Educação e Orçamento, a proposição foi apresentada na sessão ordinária do dia 11 de abril.
De acordo com a matéria, é necessário garantir o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à determinação de inclusão da temática no currículo oficial da rede de ensino. A ideia é garantir o mesmo respeito e tratamento às etnias africanas e indígenas.
“A inserção de tal temática é indispensável para transformações na sociedade, em busca de uma educação para todos, em que, pelo estudo de história, etnias e culturas se compreendam as peculiaridades dos povos e se respeitem as diferenças”, justificou o vereador.
Aldir acrescentou que, mesmo sendo uma iniciativa que vise à quebra de preconceito e o reconhecimento das populações afro-brasileira e indígena, a sua implementação tem sido dificultada por aspectos, como por exemplo, a falta de formação docente sobre o tema.