O projeto é voltado às pessoas com deficiências físicas ou mentais, distúrbios comportamentais ou vítimas de acidentes de trânsito
Texto: Acsa Serafim
Tramita na Câmara de São Luís o Projeto de Lei nº 65/2023, de autoria do vereador Aldir Júnior (PL), que institui o Programa Municipal de Equoterapia para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto é voltado às pessoas com deficiências físicas ou mentais, distúrbios comportamentais ou vítimas de acidentes de trânsito.
Dentre as deficiências previstas pela proposta, estão as lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras, distúrbios comportamentais, distúrbios de aprendizagem e emocionais.
De acordo com a proposição, o Poder Executivo Municipal poderá firmar parcerias ou convênios com centros de equoterapia, além de instituições públicas ou privadas.
EQUOTERAPIA
A equoterapia é um método terapêutico que se caracteriza por utilizar o cavalo como instrumento cinesioterapêutico, numa abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos com necessidades especiais.
O método também é usado como recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos, facilitando uma evolução das condições físicas, emocionais e educacionais dos pacientes.
O vereador Aldir Júnior destacou a relevância da proposta, especialmente pelo caráter inclusivo e reforça que, por meio da equoterapia, o paciente se sente desafiado e mais estimulado a responder ao tratamento.
“É uma proposta inovadora e inclusiva, porque, durante a sessão de equoterapia, o praticante esquece seu difícil modo de locomoção e assume um porte altivo contribuindo assim, significativamente para a sua autoestima o colocando em posição de igualdade com os demais cidadãos, consideradas as diferenças individuais”, justificou o vereador.