Projeto de Lei tramita na Comissão de Justiça da Câmara.
Texto: Mirlene Bezerra
Um projeto do vereador Aldir Júnior (PL), em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, quer instituir o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação em Crianças e Adolescentes. O objetivo, segundo ele, é garantir a máxima proteção das crianças e adolescentes ludovicenses, principalmente contra a prática da automutilação.
De acordo com o autor da proposta, em decorrência do avanço tecnológico e do advento das redes sociais, a sociedade moderna tem recebido a incidência de diversas ideologias e influências, muitas delas maléficas, sobretudo às crianças e aos nossos jovens. “O ataque às crianças e aos adolescentes tem sido ferrenho, os quais pela imaturidade se tornam ainda mais vulneráveis às perversas propostas, entre elas a automutilação”, falou o vereador.
Aldir também ressaltou, que, da mesma forma, a ansiedade, as incertezas, preocupações e angústias, que em outras épocas atingiam somente os adultos, hoje, infelizmente por conta da aceleração do ritmo da vida cotidiana, passam também a afligir a faixa etária mais jovem da população. “Esse fenômeno, a pressão socioeconômica, que afeta gravemente as relações familiares, pois pela busca da renda para manter o sustento da família, pais e responsáveis são obrigados a estar diariamente muitas horas longe de seus filhos, ficando assim as crianças de adolescentes fora de uma necessária vigilância, e sem orientação e proteção”, acrescentou.
Ele pontuou que nesse cenário, indivíduos de má índole e com ideias perversas se utilizam da tecnologia, entre elas as redes sociais para disseminar, e incentivar práticas prejudiciais às crianças e adolescentes. “Um exemplo de tudo isso, vimos há alguns anos, na famigerada ‘brincadeira’ da baleia azul que causou grande perturbação nas famílias, prejudicando muitas crianças e adolescentes que foram vítimas de criminosos”, concluiu.