Amante da Cultura, Sá Marques cumpre extensa
agenda no primeiro fim de semana junino
A agenda do vereador Sá Marques (PHS) foi extensa neste último final de semana, acompanhando as brincadeiras, e aproveitando para se divertir também, já que é um amante da cultura maranhense.
No sábado (2), Sá Marques foi conferir o batizado do Boi de Morros, um dos grupos mais tradicionais do São João maranhense. O evento foi realizado no município que fica a aproximadamente 80 km da capital São Luís. O batizado atraiu muitos políticos e imprensa. Entre os políticos, além de Sá Marques, a presença do deputado estadual Eduardo Braide e do vereador licenciado e secretário de agricultura, pesca e abastecimento Ivaldo Rodrigues, que é o padrinho do Boi de Morros.
“Fui um brincante do Boi de Morros, e tenho imenso carinho pelo grupo, e também, todos conhecem o carinho e íntima ligação com a cultura maranhense. No Boi de Morros, assim também, como nas cidades por onde passamos deixei vários amigos. Pra mim, foi um prazer enorme poder está aqui em Morros, e sempre que possível estarei acompanhando o grupo pelos terreiros do Maranhão”, disse o vereador.
Ainda neste final de semana, no domingo (3). Sá Marques batizou o Boi da Lua, importante e conhecido grupo do folclore maranhense.
O evento ocorreu na noite de domingo, na Rua Antônio Bayma, no bairro do João Paulo. A celebração do batizado foi feita pelo padre Haroldo, figura conhecida em todo o estado, por ser um religioso amante do folclore maranhense, e o vereador Sá Marques foi o escolhido pela identidade com o grupo, identidade com a cultura maranhense, e identidade com o bairro do João Paulo, para ser o padrinho da brincadeira.
“Incentivo a cultura popular, empenhado como vereador desta cidade que respira cultura, este estado que tem uma cultura forte, uma das minha bandeiras de luta jamais poderia deixar de ser a cultura. E não só como vereador, mas como já disse anteriormente estou inserido na cultura local desde sempre. É de berço! Sou um apaixonado pela cultura maranhense. É bom lembrar que a minha mãe, a saudosa Lili Sá Marques, fazia aqui no bairro do João Paulo, o maior encontro de bois de orquestra de São Luís, porque não do Maranhão. Evento que ocorreu durante décadas. Portanto, a nossa família tem na veia a questão da cultura popular. Sempre dedicarei total apoio, atenção, com as atividades culturais, em especial com as regionais. Quero aqui também, em nome do Boi da Lua, como padrinho dessa grandiosa brincadeira, desse adorado grupo, agradecer a todos que estiveram presentes, a comunidade do João Paulo, aos moradores de outros bairros que vieram prestigiar está bela festa, aos profissionais da imprensa, em nome de José Raimundo Rodrigues, um dos grandes incentivadores da cultura maranhense, e que sempre ajudou também na divulgação das atividades culturais promovidas pela minha querida e saudosa mãe Lili Sá Marques. De De forma que estou muito feliz e vamos aproveitar essa maravilhosa festa que é o São João do Maranhão”, destacou Sá Marques.
A festa, além da grande apresentação do Boi da Lua, contou também com a presença de grupos de Dança Portuguesa, Vila Real e Raízes de Portugal, e o melhor da seresta, forró e bolero com Andrezinho dos Teclados. O evento reuniu centenas de pessoas.
Texto: Da Assessoria do Vereador