Projeto é fruto de articulação com a 1ª Vara da Infância junto à Defensoria Pública
Na sessão ordinária desta segunda-feira (9), o vereador Anderson Martins (Avante) usou o Pequeno Expediente para parabenizar as mães pelo Dia das Mães, comemorado ontem (8), e falar sobre as mães protetoras, que são aquelas que cuidam de crianças e adolescentes sem ter a guarda efetiva, como avós, tias, etc.
“Estamos na articulação para que possamos voltar com o projeto Guarda Legal, que garante efetividade na tutela de crianças e adolescentes, que por razões adversas, estão sob responsabilidade de tias, avós e parentes mais próximos”, disse o parlamentar.
Anderson Martins relembrou que o projeto é fruto de uma articulação com a 1ª Vara da Infância junto à Defensoria Pública, e destacou a importância de atuar em prol da garantia de direitos dessas crianças e adolescentes.
“Às vezes são crianças e adolescentes que vão morar com familiares porque a mãe se encontra em situação de vício em drogas, ou outras situações. Por isso, quando comecei a atuar na garantia de direitos, esse foi um tema que se tornou uma preocupação, para que esses filhos possam ter essa garantia na justiça”, enfatizou.
O vereador afirmou que irá solicitar ao Governo do Estado, por meio de indicação, que o projeto Guarda Legal volte a ter efetividade.
“É muito ruim ver a retirada de uma criança de um seio familiar. Mas quando essa é a única solução, o ideal é que seja alguém próximo, alguém da própria família. Por isso, iremos trabalhar para que esse projeto volte a ser parte da realidade das crianças e adolescentes de São Luís”, encerrou.