São Luís possui quase 5 mil cães e 3 mil gatos abandonados
A Câmara encaminhou à Prefeitura de São Luís o Requerimento n.° 466/22, de autoria do vereador Andrey Monteiro (Republicanos), que solicita a criação de um Centro de Acolhimento e Tratamento de Animais Abandonados.
A proposição foi enviada com cópia às secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Meio Ambiente (Semmam). Segundo o parlamentar, reitera o requerimento nº 0541/2021, que solicita que a unidade seja construída nas dependências do Hospital Municipal Veterinário.
“Nossa principal motivação para a solicitação é a abundância de animais abandonados em São Luís. Estes animais estão susceptíveis a doenças, inclusive transmitindo-as, sendo, portanto, uma questão de saúde pública. Esse Centro de Acolhimento seria em culminância com a construção do Hospital Municipal Veterinário, construído na mesma dependência”, declarou o autor.
O mês de dezembro marca ações de conscientização contra o abandono de animais. Dados de 2021, da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que são quase 30 mil casos em todo o país. Em São Luís estima-se quase 5 mil cães e 3 mil gatos abandonados. A expectativa é que o Centro funcione como um local de resgate de animais em situações de vulnerabilidade para tratamento e futura adoção.