A proposta está em análise nas comissões de Justiça, Mobilidade Urbana e Orçamento
Tramita na Câmara de São Luís o Projeto de Lei nº 0132022, de autoria do vereador Andrey Monteiro (Republicanos), que institui o “Programa Ilha Bike”, que propõe a instalação de bicicletários em São Luís.
O objetivo é incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos ciclistas na capital. A proposta foi encaminhada às comissões de Justiça, Mobilidade Urbana e Orçamento.
A proposta prevê que empresas sejam incentivadas a promover a utilização da bicicleta por seus funcionários e clientes, como meio de transporte saudável e eficiente, criando uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários, como modalidade de deslocamento. Segundo o PL, por meio do Programa, serão desenvolvidas ações para melhoria da qualidade do sistema de mobilidade cicloviária, promovendo maior saúde e melhor mobilidade da população.
De acordo com a proposta, a pessoa jurídica participante do “Programa Ilha Bike” receberá o selo de “Empresa Amiga do Ciclista” e será responsável pela doação do suporte para o estacionamento de bicicletas, podendo colocar a sua logomarca no local, como forma de divulgação da adesão de marketing da empresa.
Para Andrey Monteiro, apesar do avanço cada vez maior da promoção de meios não motorizados de transporte, especialmente em relação às ciclovias e ciclofaixas, a adesão do uso da bicicleta como meio de transporte ainda é deficitário.
“Observamos que não há um crescimento maior do número de adeptos de bicicletas exatamente pela falta de locais adequados para deixá-las e guardá-las, bem como pela inexistência de vestiários equipados. Precisamos elaborar políticas de incentivo ao uso diário de bicicleta que possam criar uma cultura aderente aos deslocamentos cicloviários como forma de deslocamento eficiente e saudável, democratizando esse transporte”, destaca o parlamentar.