Segundo a proposição, o programa será lançando no âmbito das escolas públicas de São Luís
Tramita na Câmara o Projeto de Lei n.º 295/21, de autoria do vereador Andrey Monteiro (Republicanos), que pretende instituir, no âmbito das escolas públicas de São Luís, o Programa de Combate e Prevenção ao Suicídio de Jovens e Adolescentes com o objetivo de promover campanhas de prevenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo lugar dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Em cinco anos (2014-2019), o número de casos aumentou em 28%.
Entre jovens os números são preocupantes, especialmente, para o sexo masculino, com idade de 30 anos. No entanto, na faixa entre os 11 e 20 anos, houve um aumento de casos de 49,6% no período. Por isso, o programa prevê palestras, rodas de conversas e outras formas de evento focados no ambiente escolar e nos desafios do seu dia a dia.
O Programa de Combate e Prevenção ao Suicídio de Jovens e Adolescentes será realizado, anualmente, durante todo o mês de setembro. O período é tradicionalmente marcado pela Campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção do suicídio de forma macro. Em ambos, a luta é simbolizada por um laço de fita na cor amarela.