Em discurso, vereador cobrou respeito entre os parlamentares da Casa
O vereador Antônio Garcez (sem partido) comunicou na manhã desta segunda-feira (05), durante sessão plenária da Câmara de São Luís, seu desligamento do bloco de oposição ao governo do prefeito Eduardo Braide (PSD).
Em seu discurso, o parlamentar exigiu responsabilidade dos parlamentares ao opinar sobre propostas apresentadas por colegas. “Temos de respeitar os membros desta Casa, porque todos aqui fomos eleitos pelo povo”, frisou.
Após fazer o comunicado, durante pronunciamento na tribuna da Casa, Garcez também afirmou que sua postura política a partir de agora será de independência.
Quais são blocos?
Desde o início desta legislatura, a Casa passou a contar com a formação de três blocos parlamentares demonstrando que houve um aumento substancial na dinâmica das discussões políticas. De forma inédita, os 31 vereadores da capital maranhense resolveram criar grupos semelhantes aos que já existem na Câmara Federal e na Assembleia Legislativas do Maranhão, guardadas as devidas proporções em plenário.
O primeiro bloco parlamentar, intitulado de “Bloco São Luís Não Pode Parar”, contempla 15 vereadores: Octávio Soeiro (Podemos), Raimundo Penha (PDT), Karla Sarney (PSD), Osmar Filho (PDT), Marcial Lima (Podemos), Nato Júnior (PDT), Silvana Noely (PTB), Domingos Paz (Podemos), Álvaro Pires (PMN), Thyago Freitas (DC), Francisco Chaguinhas (Podemos), Dr. Gutemberg Araújo (PSC), Marcos Castro (PMN), Ribeiro Neto (Patriotas) e Edson Gaguinho (União Brasil).
Outro bloco que se colocou com o papel de independência, mas sem perder a relação harmoniosa com o Executivo, foi o “Bloco Todos Por São Luís”, que tem a proposta de votar aquilo que for melhor para o desenvolvimento da cidade. Esta ala é formada pelos vereadores: Aldir Junior e Daniel Oliveira (ambos do PL), Chico Carvalho (Avante), Rosana da Saúde (Republicanos) e Antônio Garcez (sem partido), que anunciou seu desligamento.
Por fim, outro grupo, que também defende a independência e a harmonia entre os Poderes, é o “Bloco Unidos Por São Luís”, constituído pelos vereadores Marquinhos Silva, Beto Castro (Avante), Paulo Victor (PCdoB), Andrey Monteiro (Republicanos), Concita Pinto (PCdoB), Marlon Botão (PSB), Umbelino Junior (PL), Astro de Ogum (PCdoB), Coletivo Nós (PT) e Fátima Araújo (PCdoB).
O que é bloco parlamentar?
O bloco parlamentar é constituído por dois ou mais partidos que passam a atuar sob uma liderança comum. Neste caso, as lideranças das bancadas partidárias que compõem os blocos perdem suas atribuições, prerrogativas e vantagens legais e regimentais, as quais passam a ser exercidas pelo líder do bloco.