Nesta quinta-feira, 7, completam-se 30 anos do falecimento do empresário e político
Texto: Ascom
O vereador Antônio Garcez (Agir) homenageou o ex-empresário e político Nagib Haickel, durante sua fala na sessão desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de São Luís. O parlamentar destacou o legado importante e de expressão deixado pelo político maranhense, falecido no dia 7 de setembro de 1993, a quem considera amigo e importante figura da história do estado.
Também durante a sessão, o parlamentar entregou ao filho do homenageado, Joaquim Haickel, uma placa, destacando a importância de Nagib Haickel para o desenvolvimento do Maranhão.
“Deve-se ter responsabilidade com tudo, com o trabalho, com a família, com as relações sociais. E esta casa que é a casa do povo, deve, mais que nunca, ter esta como uma palavra de ordem. Com isso, homenageio meu amigo Nagib Haickel, um dos maiores empresários e políticos que o Maranhão já teve. Para mim, um amigo e pessoa de grande compromisso e responsabilidade”, enfatizou Antônio Garcez.
Lembrando a história de vida e trabalho do político, Garcez pontuou virtudes como humildade, sinceridade, espontaneidade e solidariedade, que eram características de Nagib Haickel.
“Era um homem de hábitos simples e muito amigo de seus amigos. Com ele, tive muitas boas vivências e falar dele é uma expressão viva, até hoje, em nossos dias. Uma figura notável e de palavras sábias que hoje, refletem no meu cotidiano. É daquelas pessoas que nos deixa saudade e nos faz falta”, pontuou Antônio Garcez.
Nagib Haickel era filho de Elias Haickel e Maria Haickel, um casal de origem libanesa. Pela legenda partidária Arena, foi eleito deputado estadual, em 1970 e 1974, e conquistou um mandato de deputado federal em 1978, sendo reeleito em 1982. Elegeu-se deputado estadual em 1990, presidindo a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Pai de Joaquim Haickel, que também foi estadual e federal pelo Maranhão, Nagib foi também secretário de estado e interventor no município de Zé Doca. Faleceu em Coroatá, no curso do mandato, em 7 de setembro de 1993.