Por meio do programa, serão realizadas reuniões periódicas entre o poder público municipal e a população
Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei n.º 110/22, de autoria do vereador Antonio Garcez, que institui o Programa de Itinerância Popular em São Luís. A proposta está em análise nas comissões de Justiça e Orçamento.
A proposta prevê que o Poder Público Municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), em parceria com as demais secretarias municipais, deverá se reunir com a sociedade civil de cada uma das zonas de São Luís, com o objetivo de buscar soluções para os problemas específicos de cada região, em calendário anual.
Segundo o texto, o programa deverá acontecer a cada três meses em zonas previamente agendadas. De acordo com o projeto, as secretarias municipais deverão funcionar em caráter provisório de uma semana na zona, a fim de dialogar de forma conjunta com a população.
Para Antonio Garcez, por meio do Programa, será possível promover maior aproximação das secretarias municipais com os bairros e suas pessoas, visando melhorar o acesso a informações que possam resultar em aumento na qualidade de vida.
“É inconcebível que as secretarias municipais estejam tão distantes ou sem conexão com a população. Por isso, a itinerância visa aproximar o poder público da população que tanto precisa de apoio. Que fique claro que esse projeto nada tem a ver com as reuniões do orçamento participativo. Nosso objetivo é a maior aproximação e entendimento da missão e função de cada Secretaria”, justificou o vereador.