O objetivo é ofertar assistência à pessoa com deficiência
Texto: Suellen Soares
A Câmara de São Luís analisa, por meio das comissões de Justiça e Orçamento, o Projeto de Lei n° 085/23, do vereador Antônio Garcez (Agir), que autoriza o poder público municipal a criar o Centro Especializado em Reabilitação Municipal com diversos setores para assistência à pessoa com deficiência.
A proposição sugere a criação de um Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), que realize ações de reabilitação, prevenção de deficiências secundárias, bem como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), para atendimento de deficiências específicas. Já o CER II atenderá as necessidades física e intelectual. O suporte de necessidades auditiva, intelectual e visual ficará a cargo do CER IV.
Entre os serviços que serão ofertados estão as aulas de hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, que consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro da água (normalmente uma piscina aberta e de água aquecida) com o objetivo de auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes.
“No Centro Municipal de Reabilitação são serviços voltados para reabilitação que atendem pessoas de 0 a 60 anos, por meio de uma equipe multidisciplinar. O Centro de Reabilitação disponibilizará assistente social, enfermeiro, médico pediatra, médico ortopedista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo”, explicou o autor.