Projeto de lei que trata sobre a prática terapêutica está em tramitação na Câmara
Texto: Marine Palhano
O vereador Antonio Garcez (PP) é o autor do Projeto de Lei n.º 074/24, que institui a prática terapêutica do Reiki como tratamento complementar integrativo na Rede Pública Municipal de Saúde, na cidade de São Luís. A proposição foi encaminhada para as comissões de Justiça, Saúde e Orçamento durante a sessão do dia 22 de abril.
O PL proposto por Garcez determina a aplicação do Reiki, por terapeuta ou mestre credenciado na rede de saúde pública municipal, a todos os indivíduos a quem esse tratamento possa beneficiar. O projeto de lei também estabelece que a utilização do Reiki não pode substituir outros tratamentos já existentes aos quais o paciente esteja sendo submetido.
Como argumentos a favor de seu projeto de lei, Antonio Garcez citou o reconhecimento da prática do Reiki por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e sua adoção pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, desde 2007, como tratamento auxiliar da dor. No ano de 2017, foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, do Ministério da Saúde – MS, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde – SUS”, disse.
A Terapia Reiki
O Reiki é uma prática terapêutica originária da cultura japonesa que utiliza a imposição das mãos e a aplicação de símbolos próprios para a canalização da energia vital, com o objetivo de estimular os mecanismos naturais de recuperação e manutenção da saúde.
Diversos estudos científicos apontam benefícios da terapia Reiki para a saúde, tais como alívio da dor, redução de estresse e ansiedade, melhor enfrentamento dos processos de adoecimento, diminuição da pressão arterial e melhora de sintomas depressivos e de problemas de sono.