A solenidade foi proposta pelo vereador Marlon Botão e aprovada pelo plenário da Casa Legislativa
Texto: Isaías Rocha
Os 20 anos da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB) foram celebrados em sessão solene, nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de São Luís (CMSL). A atividade atende a requerimento do vereador Marlon Botão (PSB).
O evento reuniu parlamentares, autoridades, representantes do Ministério Público, associados e membros da comunidade em grande celebração realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira.
Na ocasião, o autor da proposição que originou a solenidade abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de entidade com duas décadas de serviços prestados à capital maranhense.
“Esses 20 anos da instituição precisam ser celebrados, pois devemos sempre valorizar entidades que fortalecem ações e projetos sociais em benefício da população da área Itaqui-Bacanga”, destacou Marlon Botão.
Ações
Durante a solenidade, foram ressaltadas várias ações desenvolvidas pela entidade como, por exemplo, o “Itaqui-Bacanga + Limpo”, promovida em parceria com a Vale e que contou com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e do Porto do Itaqui.
Para o presidente da ACIB, River Souza, o sentimento é de dever cumprido. “Para nós, que estamos representando a entidade nessa gestão, o sentimento é de grandeza e dever cumprido. Agradecemos ao vereador Marlon Botão e a Câmara de São Luís por essa belíssima homenagem”, pontuou.
A promotora de Justiça Doracy Moreira Reis Santos, titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital, frisou que a homenagem do Legislativo ludovicense tem o papel de reconhecer o trabalho de uma das associações mais fortes com atuação na capital maranhense.
“Eu conheço a atuação da ACIB, nós já estivemos lá, fizemos algumas recomendações e, hoje, vejo o crescimento dessa entidade no eixo Itaqui-Bacanga. A homenagem reconhece o trabalho de uma das associações mais fortes com atuação na capital maranhense”, enfatizou a representante do Parquet.
Na opinião do tenente-coronel Diógenes Cleon, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), a homenagem do parlamento ludovicense à ACIB marca a celebração de uma data significativa de uma instituição que tem contribuído com os órgãos de segurança.
“É muito gratificante participar dessa solenidade que comemora os 20 anos da ACIB, que tem um papel fundamental dentro da área Itaqui-Bacanga. Uma entidade que sempre dá suporte essencial aos órgãos de segurança como a Polícia Militar”, declarou.
O evento contou com a presença da gerente de Relações Institucionais da Vale, Giselly Pinto; do diretor da rádio comunitária Bacanga FM, Luís Augusto Silva Nascimento; de representantes de entidades comunitárias da região, imprensa, entre outras personalidades maranhenses. A sessão solene teve transmissão ao vivo pela internet e redes sociais da Câmara. O conteúdo fica disponível e pode ser acessado a qualquer momento pelo canal do Youtube do Legislativo.
Sobre a ACIB
A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga é uma organização de base comunitária que representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel), contempla 60 bairros e uma população estimada em 200.000 habitantes.
A Associação tem como finalidade promover o desenvolvimento local, integrado e sustentável da região, promovendo a integração entre o setor privado, a sociedade civil organizada, a comunidade e o governo, em suas três esferas.
Durante os 20 anos de história, a entidade já promoveu mais de 60 projetos em toda a área Itaqui-Bacanga, destacando-se atualmente o “Ciranda da Educação”, que tem como foco o acompanhamento psicopedagógico de crianças e adolescentes de sete comunidades da região, resultando em 332 crianças atendidas.
Além disso, realizou ainda o “Comunidade 3.0”, que proporciona capacitação em diversas áreas para outras organizações sociais da região, o “Itaqui-Bacanga + Limpo”, que propõe a erradicação de pontos de descarte irregular de lixo ao longo da Avenida dos Portugueses e o “Diálogos”, que tem como objetivo a construção de um grupo de Governança composto por representantes da comunidade, setor público e setor privado para discutir soluções para problemas da região.