Durante uma demorada conversa com os presidentes dos Sindicatos dos Professores e dos Funcionários e Servidores Municipais, respectivamente, Elizabeth Castelo Branco e Francisco do Vale, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), e garantiu que os projetos relativos a reajustes salariais das categorias não entrará em pauta esta semana para apreciação no Legislativo.
O encontro aconteceu na última segunda-feira, (20), quando Astro de Ogum e os representantes de movimentos grevistas discutiram o fim da paralisação dos educadores, que já dura mais de noventa (90) dias, e a possibilidade de outras categorias do funcionalismo decretarem estado de greve a partir desta quinta-feira, (23).
A garantia dada por Astro de Ogum teve entre outros motivos o de esperar uma reunião que os professores farão com representantes do Ministério Público nesta quarta-feira, (22), tratando do percentual de aumento salarial. Também a entidade dos Funcionários e Servidores estará dialogando com a categoria sobre o índice de 2% reajuste proposto pelo Executivo e outras reivindicações.
Do encontro com professores e outros servidores municipais ficou de ser intermediada uma reunião entre representantes dessas categorias e o prefeito Edivaldo Holanda Junior, com articulação de Astro de Ogum e do secretário Municipal de Assuntos Políticos, Hélio Soares, convidado para o diálogo desta segunda-feira. Já no final da tarde a Secretaria Municipal de Administração divulgou uma nota esclarecendo que o percentual de reajuste proposto aos servidores foi calculado com base na atual capacidade orçamentária do município e que está à disposição de manutenção de diálogo com todo funcionalismo.