Diálogo interinstitucional e emendas parlamentares foram temas abordados na fala do vereador
O vereador Astro de Ogum (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara de São Luís, na sessão ordinária híbrida de hoje (23), para comentar a entrevista concedida à imprensa pelo secretário municipal de Governo, Enéas Fernandes.
Dentre as pautas tratadas na entrevista, valem ser destacadas o pagamento de emendas parlamentares por parte do Executivo ao Legislativo e o relacionamento institucional entre os dois poderes municipais.
Foi sobre esses temas que o vereador Astro de Ogum se manifestou durante o Grande Expediente na Casa Legislativa. “Vereadores e vereadoras desta Casa não estão brigando por emenda parlamentar. Estão pedindo o que é de direito, certo? Emenda parlamentar não é favor do Executivo. É obrigação pagar”, assinalou.
O vereador ainda explicou para que os parlamentares utilizam as emendas parlamentares. “Essas emendas são utilizadas exatamente para levar estrutura aos bairros. Vereador não bota dinheiro de emenda no bolso. O que vereador bota no bolso é o salário dele que ele recebe desta Casa pelo seu trabalho”, acrescentou Astro de Ogum.
No discurso, o parlamentar informou que não tem havido diálogo ou relacionamento interinstitucional entre Prefeitura de São Luís e Câmara Municipal. “O que existe no momento é água e óleo entre Executivo e Legislativo. Está generalizado? Eu não sei, mas existem hoje muitos parlamentares que estão reivindicando o que lhes é de direito”, pontuou Astro de Ogum.
Durante o discurso, um aparte foi concedido ao vereador Umbelino Júnior que falou sobre as deficiências na área da Saúde em São Luís. Na oportunidade, o vereador disse que “não entende onde anda a consciência do prefeito Eduardo Braide” e ainda que “não compreende porque a Lei não está sendo cumprida”.