Vereador também solicita retirada de pedidos de votação em caráter de urgência feitos em 05/10
O vereador Astro de Ogum (PC do B) utilizou a tribuna da Câmara de São Luís nesta manhã (10) para tratar de resultados obtidos por candidaturas no pleito eleitoral de 2022. Na ocasião, o parlamentar também solicitou a retirada de pedidos de votação em caráter de urgência feitos por ele na sessão ordinária do último dia 5.
Ao iniciar o discurso, o vereador informou que ontem (09) leu a “Coluna do Dr. Pêta” presente no Jornal Pequeno e decidiu levar um dos temas tratados naquela para comentar na tribuna da Casa Legislativa. Durante o Pequeno Expediente, Astro de Ogum utilizou-se na leitura do veículo de comunicação e, posteriormente, teceu comentários acerca do tema exposto.
“Vamos aos deputados eleitos pelo povo do Maranhão. A renovação total. Vamos lá. Eleitos: irmão do prefeito de São Luís, esposa do prefeito de Imperatriz, esposa do prefeito de Balsas, esposa do prefeito de Iguarapé do Meio, esposa do prefeito de Matões, esposa e filha do prefeito de Caxias, esposa do prefeito de Barra do Corda, esposa do prefeito de Buriticupu, esposa do prefeito de Belágua, filho do prefeito de Bacabal, filho do prefeito de Grajaú, esposo da prefeita de Serrano, esposo da prefeita de Santa Luzia, esposo da prefeita de Chapadinha, esposo da prefeita de Nova Olinda, prima da prefeita de Zé Doca, cunhado do prefeito de Tuntum. Querem mais?”, questionou Astro de Ogum.
O parlamentar, então, passou a comentar candidaturas que, segundo ele, estariam ligadas a órgãos públicos. “Aí vamos aos órgão públicos. Faz parte de onde eu apoiei, mas eu pergunto: Lula tiraria 65 mil votos da onde, se não fosse a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão? Senhor Duarte seria eleito como, se não fosse o Procon? O senhor Rodrigo Lago usou peixe e cesta para tudo quanto foi lado. É essa a política que queremos para o povo do Maranhão? É essa a política que vai mudar o Maranhão?”, perguntou novamente Astro de Ogum.
O vereador ainda comentou o futuro de candidaturas para os próximos pleitos eleitorais e fez uma sugestão aos demais pares. Além disso, Astro de Ogum também emitiu a opinião dele acerca do que leu na matéria jornalística presente na coluna do Jornal Pequeno.
“Quem vai para a berlinda agora são vereadores e vereadoras deste parlamento. Eu acho que cada um de vocês deveria tirar uma cópia e levar para toda a população de São Luís. Tirem uma cópia e levem com vocês. Isto é uma lição. Isto aqui é uma aberração da política. Botem a barba de molho, porque aqui já começa o trabalho. A eleição de governador já acabou. A do presidente ainda não foi concluída. E aí eu pergunto: é esta a política que o Maranhão merece? Será que esse pessoal, esse dinheiro era deles mesmos para gastar na política ou era dos cofres públicos, o dinheiro do povo? Sobre isso aqui a gente tem que realmente falar. Se agente calar diante disso aqui. Pelo amor de Deus, gente. Eu nem sabia disso aqui. Temos que ver exatamente essa situação. Ela é séria, né?”, arguiu Astro de Ogum.
Antes de finalizar o discurso, o parlamentar comunista do Brasil pediu à Mesa Diretora que fossem retirados os pedidos de votação em caráter de urgência feitos por ele na sessão ordinária que aconteceu na Câmara de São Luís último dia 05.