A data da solenidade ainda será agendada
A Câmara Municipal de São Luís aprovou a realização de uma sessão solene para homenagear o ex-governador Flávio Dino (PSB), que oficializou, no dia 31 de março, sua saída do governo do Maranhão para ser pré-candidato ao Senado nas Eleições de 2022.
A proposta de homenagem foi feita pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB), por meio do Requerimento nº 645/22 e aprovada, por unanimidade, durante sessão ordinária da última segunda-feira (2).
A data da solenidade ainda será agendada pela Secretaria de Apoio Legislativo, juntamente com o Cerimonial da Casa de Leis. Segundo o parlamentar, a apresentação da proposição foi na perspectiva de mostrar a gratidão do Parlamento aos serviços desempenhados pelo ex-governador durante o período em que esteve no comando do estado.
“A sessão solene se mostra importante para prestar uma justa homenagem desta Casa ao ex-governador Flávio Dino pelos excelentes serviços prestados ao nosso Estado durante quase 8 (oito) anos de uma gestão com êxitos, e que seja entregue uma placa alusiva a ele nesta solenidade”, frisou Astro.
Em sua proposição, o parlamentar destaca ainda que Flávio Dino teve uma intensa e habilidosa dedicação nas suas responsabilidades frente ao Palácio dos Leões, destacando o olhar atencioso e fraterno de sua gestão ao povo maranhense. “Agradecemos pelo excelente trabalho desenvolvido à frente do governo de um estado que tanto precisa desse olhar atencioso e fraterno e que sua gestão realmente foi para todos nós”, concluiu.
Perfil do homenageado
Flávio Dino de Castro e Costa, nasceu em São Luís-MA, no dia 30 de abril de 1968. É advogado, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Atualmente, atua como professor de direito constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Formou-se em direito em 1991 pela UFMA e concluiu o mestrado em direito na UFPE em 2001. Foi juiz federal de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo seu mandato até 1º de fevereiro de 2011.
Foi diretor da Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), e também presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou de junho de 2011 até março de 2014, devido à sua candidatura ao governo do estado do Maranhão.
Em 2014, foi eleito governador do Maranhão, com 63,52 por cento dos votos válidos, sendo reeleito em 2018, com 1.867.396 milhões de votos, o que corresponde a 59,29% dos votos válidos.
Flávio Dino também foi o primeiro filiado do PCdoB a governar um estado da federação desde a cisão com o PCB em 1962. Ele é irmão do subprocurador-geral da República Nicolao Dino.