A proposição é uma iniciativa do vereador Álvaro Pires (PMN)
Texto: Suellen Soares
A Câmara recebe a sociedade civil organizada e autoridades nesta sexta-feira, 25, em audiência pública para discutir a situação dos aprovados e classificados no último concurso público da Guarda Municipal de São Luís. O evento, proposição do vereador Álvaro Pires (PMN), ocorre a partir das 9h, no plenário Simão Estácio da Silveira.
Na ocasião será debatido mais especificamente o edital de Convocação n° 01/23 que trata da matrícula no curso de formação Curso de Formação de pessoal para o provimento de cargos da carreira da Guarda Municipal de São Luís do quadro permanente da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Cento e quarenta candidatos foram convocados – sendo 111 aprovados em vaga imediata e 29 para formação de cadastro de reserva.
A expectativa é receber durante o evento representantes do sindicato da categoria, representantes do governo, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Município, Guarda Municipal, além de representantes da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Saiba mais
Após 17 anos do último certame, o edital do novo concurso foi lançado em 2022, oferecendo 111 vagas imediatas, no entanto, aprovados e classificados pressionam para a convocação de excedentes. A justificativa é o déficit no efetivo que, segundo o sindicato da categoria é de mil guardas, uma vez que o ideal seria 1500 profissionais. Na Câmara, o vereador Álvaro Pires está atendendo à demanda.
“A demanda foi trazida ao nosso gabinete através de candidatos que se encontram na condição de excedentes no concurso em epígrafe, visando esclarecer pontos controvertidos nesta convocação, diante da necessidade do quadro de pessoal da Guarda Municipal maior ser maior do que o número chamado até a presente data”, explicou o parlamentar.