Audiência Pública proposta por Cézar Bombeiro sobre Primeiro Quilombo Urbano de São Luís obtém grande repercussão
Mais uma vez o vereador Cézar Bombeiro (PSD) conseguiu realizar uma audiência pública no parlamento municipal com grande repercussão. Um amplo debate sobre O Primeiro Quilombo Urbano de São Luís, integrado pelas comunidades Liberdade, Fé em Deus, Camboa e algumas adjacências, conforme estudo da mestra Ana Valéria Lucena Lima Assunção, Mestre em Cartografia Social e Politica da Amazônia.
Evento da maior importância com a presença e participação dos vereadores Marcial Lima e Genival Alves, do Secretário Extraordinário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro Sousa; Creuzamar de Pinho, Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular; Áurea Borges, Presidente do Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes de São Luís; Ana Valéria Lucena Lima Assunção, Mestre em Cartografia Social e Politica da Amazônia; Raquel Santos Almeida, membro do Centro de Integração Sociocultural Aprender do Futuro – CISA e Cientista Social; Gabriel Furtado, Subdefensor Público Geral do Estado; pedagoga Josélia Cristina Costa, representante da ADECRES da Liberdade e Mayron Lopes, presidente do Centro de Integração Socio-Cultural Aprendiz do Futuro – CISAF.
Independente das pessoas que foram convidadas para compor a mesa da solenidade, muitos estudiosos, ativistas, professores e lideres da causa de defesa dos direitos e da dignidade dos povos afrodescendentes estiveram presentes e deram importantes colaborações aos questionamentos levantados, numa demonstração plena de que os movimentos negros crescem com muita qualificação dentro do contexto histórico e do direito, o que tem sido bem importante e bem valorizado.
O vereador Cézar Bombeiro, autor da audiência pública, inicialmente agradeceu as presenças de todos e fez um pequeno histórico da sua vida e participação popular no bairro da Liberdade e nas demais áreas integrantes do quilombo. Destacou que hoje o bairro da Liberdade tem se constituído como referência de importantes trabalhos realizados por diversos segmentos sociais em que os negros são bem presentes e que primam pela educação dentro de um contexto de transformação social, afirmou.
O vereador Marcial Lima registrou que o plenário da Câmara Municipal de São Luís, vivia um momento importante com discussão do mais alto nível e dentro de uma realidade que não e nem deve deixar de estar presente nos grandes debates sociais em qualquer segmento social dentro de São Luís, do Maranhão e do Brasil.
A participação do secretário Gerson Pinheiro de Sousa, da professora Ana Valéria, do subdefensor Gabriel Furtado, do Mayron Lopes, elevou o debate e proporcionou uma interação bem acentuada com conhecimentos e posicionamentos de construção de consciências críticas, o que deu bastante efervescência a audiência pública. O vereador Cézar Bombeiro avaliou a audiência pública como bem produtiva e que pretende juntamente com as entidades promover um grande seminário municipal com a participação de todos os segmentos que lutam em favor da causa do negro.
Texto: Da Assessoria do Vereador