Beto Castro pede reinstalação de placas bilíngues
nos principais pontos turísticos de São Luís
O Plenário da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) aprovou, na sessão ordinária da terça-feira, 7, requerimento do vereador Beto Castro (PROS) pedindo à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a reimplantação das placas de sinalizações e orientações buscando permitir aos visitantes e turistas uma locomoção melhor pela cidade.
De acordo com Beto Castro, seu pedido tem o objetivo de valorizar, fortalecer e incentivar o turismo na capital maranhense, tombada pelo Iphan em 1974 e inscrita como Patrimônio Mundial em 6 dezembro de 1997.
“Essa sinalização é um suporte importante para que São Luís possa se tornar realmente uma cidade dentro dos padrões do turismo nacional e até internacional. Com essa intenção, a de atrair cada vez mais pessoas para conhecer nossas riquezas, peço ainda que essas placas contenham informações em português, inglês e espanhol”, afirmou o parlamentar.
Ele disse ainda que a prefeitura pode seguir as indicações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, que padroniza esse tipo de serviço de utilidade pública.
O líder do PROS na Câmara explicou ainda que São Luís apresenta-se como destino turístico em expansão, logo precisa ter infraestrutura adequada para receber o turista. No documento, o parlamentar pede a instalação de postes com braços projetados e placas de orientações turísticas, simples e moduladas; placas indicativas de pedestres; totens verticais de trânsito para identificação de entrada de sítio; placas interpretativas para fachadas de monumentos e placas interpretativas para mapas e planos.
“Por meio da sinalização serão oferecidas as informações para orientar o senso de posicionamento e o reconhecimento, além de serem supridas as necessidades básicas de orientação para deslocamentos dos principais pontos turísticos”, declarou Beto Castro em seu pedido.
Texto: Isaias Rocha