Requerimento foi direcionado à Prefeitura, com cópia para Semcas, Seplan e Semus
Texto: Isaías Rocha
Buscar um local adequado e com opções de lazer, cuidados, conforto e atividades aplicadas enquanto os familiares trabalham, viabilizando os cuidados necessários que uma pessoa idosa precisa receber. Essa é a proposta do vereador Beto Castro (Avante) que, em caráter reiterativo, voltou a reivindicar providências para a construção de uma creche para idosos no Bairro de Fátima, em São Luís.
Em 2022, o parlamentar oficializou a prefeitura ludovicense, por meio do Requerimento nº 296, sugerindo a realização de estudos técnicos visando à possibilidade de instalação da unidade que serviria como opção para a terceira idade da localidade.
No dia 20 de fevereiro, o parlamentar voltou a reforçar a solicitação, através do Requerimento nº 363/2024. Em sua justificativa, ele esclarece que a iniciativa não deve ser confundida como uma casa de repouso ou asilo. De acordo com Beto Castro, a proposta seria usar o espaço para atender a pessoa idosa que poderia ser beneficiada de muitas formas.
“A creche municipal do idoso não deve ser confundida com casa de repouso ou asilos, embora apresentem semelhança. Além disso, o espaço vai beneficiar a pessoa idosa de muitas formas como, por exemplo, a socialização e a convivência com outras pessoas que vai contribuir para a saúde e elevar a qualidade de vida, um dos pontos mais afetados no processo de envelhecimento”, frisou.
O pedido de providências foi direcionado ao prefeito Eduardo Braide (PSD), com cópia ao secretário Júnior Vieira, titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – Semcas; ao secretário Simão Cirineu Dias, titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – Seplan; e ao secretário Joel Nicolau Nogueira Nunes Júnior, titular da Secretaria Municipal de Saúde – Semus, para analisar a possibilidade da construção do espaço.
Com a leitura da matéria em plenário, a Mesa Diretora da Casa enviou ofícios aos órgãos responsáveis visando atender ao pedido do parlamentar junto à sociedade ludovicense.