O pedido foi encaminhado à Secretaria Estadual de Educação
Texto: Ascom
A educação integral é uma realidade no Maranhão, desde a implantação da rede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Ação do Governo do Estado, a rede oportuniza que milhares de estudantes possam concluir o ensino médio e se prepararem para o mercado de trabalho, em um dos diversos cursos profissionalizantes ofertados. Para possibilitar esta educação a mais pessoas, o vereador Beto Castro (PMB) apresentou proposta, em sessão da Câmara Municipal de São Luís, solicitando a implantação de um IEMA no bairro de Fátima.
“Acreditamos ser uma medida de grande importância para a comunidade do bairro de Fátima e do entorno. A educação é a base de tudo e deve ser acessível a todos. A rede IEMA está em quase todo o Maranhão e consolidada como um sistema que possibilita ao aluno avançar em sua formação e vislumbrar um futuro promissor. Portanto, ressalto como uma necessidade, a implantação de um IEMA neste tradicional bairro de São Luís”, frisou o vereador Beto Castro, no pedido encaminhado à Secretaria Estadual de Educação.
A estrutura dos IEMA conta com salas de aula amplas e climatizadas, biblioteca, refeitório, laboratórios diversos, auditório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, ginásio, piscina, áreas de lazer e biblioteca. A rede conta com todos os recursos e a capacitação dos professores, a estudante afirma que é uma oportunidade única de aprendizado.
“Enfatizamos que é de grande valia e seria uma conquista imensurável para a comunidade, pois, irá oferecer condições e oportunidade para o desenvolvimento dos jovens estudantes”, reforça Beto Castro. A rede do IEMA foi implantada em 2015 e, atualmente, conta com 34 unidades plenas, além de 26 unidades vocacionais, que juntas promovem ensino profissional no Maranhão.
Com os investimentos realizados pelo governo, houve aumento expressivo no número de matrículas de alunos e também, no ingresso de professores, na área da educação profissional e tecnológica no Maranhão. O diferencial do IEMA para despertar o interesse dos estudantes, tem sido a possibilidade de capacitação profissional, oferecida nas unidades.