O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou, na sessão da última segunda-feira, 3, projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Poeta (PCdoB), que institui, no calendário de datas comemorativas do Município, o dia 30 de junho como a data de fundação do bairro do Anil.
O parlamentar ressalta que sua proposição tem o objetivo de criar o “Dia do Anil”, a ser anualmente comemorado em homenagem à marcante história do bairro, que surgiu no século XIX, sendo, na época, o principal portão de acesso à capital.
“O 30 de junho foi o dia em que a antiga Fábrica do Anil iniciou seu funcionamento. E também será a data que irá coroar toda uma programação junina no bairro”, justificou Marcelo Poeta.
Marcelo Poeta diz que o Dia do Anil será marcado pela realização de vários eventos. “Teremos uma vasta programação, com corrida atlética, maratona e meia maratona, passeio ciclístico, além de torneios e campeonatos de futebol e voleibol. Encerraremos as atividades do dia com um arraial junino, com várias atrações artísticas”, concluiu.
De acordo com o vereador, o Dia do Anil deve contar ainda com o apoio do Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desportos e Lazer, entre outros órgãos, tanto da Prefeitura como do Governo do Estado, que poderão desenvolver atividades esportivas e culturais em parceria com entidades, agremiações e comércios sediados no Anil. Após a aprovação, a matéria segue agora para a sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).