A dedicação à causa da educação em São Luís, quer em colégios particulares, como professora; quer a crianças especiais ou comuns no Colégio Apoio, fundado com o marido, convertido depois para Santa Fé; ou na Faculdade de mesmo nome, criada mais recentemente, deu razão para a Câmara de Vereadores da capital conceder título de cidadania a Marilourdes Mussalém, natural de Recife-PE. A homenagem foi realizada em sessão solene do Legislativo na tarde desta terça-feira (12), presidida pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB), proponente da distinção.
O parlamentar justificou a concessão da honraria afirmando que Duda Mussalém, como preferiu chamar a homenageada, tem mais de 31 anos de história em favor da educação em São Luís. “Ela é pioneira no Maranhão em atuar com educação especial. Muito antes de haver lei regulando a matéria, as crianças deficientes sempre puderam contar com um trabalho diferenciado e acolhedor no Colégio Santa Fé. Esta homenagem vai lhe dar mais ânimo para trabalhar por esta cidade”, frisou.
Duda agradeceu a Câmara pela homenagem, especialmente ao vereador Ricardo Diniz, e lembrou que sua história no Maranhão começou ao vir à capital para conhecer a cidade, a convite de seu cunhado Luís Roberto Camarão, em 1983, e desejou nela morar. Assim, logo que perdeu o pai – contou -, ela, o marido Miguel Mussalém e os quatro filhos mudaram-se para São Luís. “Não precisei atropelar ninguém. Dei aulas em colégios particulares, mas quem me colocou aqui para receber esta homenagem foram minhas crianças especiais. Trezentos e oito, durante 25 anos. Eu tive um derrame quando nasci; fui ajudada e estou aqui. Aonde estiver uma criança precisando, lá estarei”, ressaltou.
DECLARAÇÕES DE APOIO
Sem o marido, falecido em 2002, a homenageada esteve na Câmara acompanhada dos quatro filhos de sangue, uma filha que ganhou de presente, netos e noras. Felipe Mussalém, presidente da Associação Comercial do Maranhão, o irmão Paolo, a filha Maria Luiza e o neto Felipe foram à tribuna para também agradecer a distinção e dirigir palavras amorosas a Duda. “Sua premissa de sempre é fazer o bem a quem quer seja”, ressaltou o filho Felipe. Maria Luiza, por sua vez, revelou que sua história com a mãe começou quando se entreolharam num carnaval. “Eu sou muito grata por você existir”, declarou, emocionada.
Com o marido, Duda Mussalém fundou o Colégio Apoio, depois denominado Santa Fé, de ensino fundamental e médio. O passo seguinte foi obter autorização do Ministério da Educação para abrir a Faculdade Santa Fé, abrindo o curso de Pedagogia. Ela é pedagoga, psicóloga, mestre em Ciências da Educação, especialista em Neuropsicologia e Psicopedagogia e conta 65 anos, dos quais mais da metade atuando na educação em sala de aula e em gestão.