O trabalho missionário em favor da congregação Assembleia de Deus no Maranhão e, principalmente, em São Luís, por seu filiado pastor-presidente Mariano Garcia da Conceição, natural de Barreirinhas, motivou a Câmara de Vereadores a homenagear o religioso com o título de Cidadão Ludovicense. A solenidade foi realizada em sessão solene no plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (13), em cerimônia presidida pelo vereador Francisco Carvalho (PSL), autor da proposta aprovada por seus pares.
O evento foi prestigiado por vários pastores da regional Cidade Operária da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira. Dentre os quais se destacaram Washington Bandeira, João André da Silva, Adonias Pereira, José Wilton Ribeiro, Leonidas Sousa, os filhos do homenageado, também pastores, Mariano Conceição, Samuel Conceição, Moises Conceição, e os diáconos Vanderlei Garcia e Domingos Ferreira Silva. A esposa do pastor-presidente, Irineide Fernandes Pinto, também o acompanhou à homenagem, além de vários convidados.
Autor da proposta, Francisco Carvalho declarou que foi com orgulho que apresentou o pastor para receber o título de cidadania da Câmara. “O pastor Mariano Garcia da Conceição é merecedor deste título de cidadania porque vem trabalhando, há anos, evangelizando pessoas e fundando igrejas Assembleia de Deus no Maranhão, dedicando sua vida a esta missão, nesta cidade e no Estado. Portanto, esta Câmara reconhece este cidadão como pessoa destacada na municipalidade”, frisou.
O pastor homenageado agradeceu a honraria. “Minhas reverências a Deus, Pai, Filho e ao Espírito Santo, em primeiro lugar; ao vereador Francisco Carvalho e à Câmara, em segundo, por este título. Poderia dizer que não tenho tamanho para ganhar este título, porque sou pequenininho. Mas, pelas mãos dos nossos pastores e de Deus, o doutor Francisco Carvalho me deu este título”.
MANIFESTAÇÕES
Após a cerimônia de outorga do título ao pastor, a palavra foi fraqueada. Para agradecer a honraria, usaram a tribuna os filhos do homenageado, pastores Samuel e Moises. O primeiro ressaltou que o vereador Francisco Carvalho, com a iniciativa, estava honrando, antes de tudo, a congregação Madureira, destacando um membro seu. O outro relatou a vida e obra do pai pela religião, no Estado e na capital, e lembrou que a Assembleia de Deus da Cidade Operária tem a sua existência, fundamentalmente, ligada à vida de três pastores: Mariano Conceição, Moises do Carmo Garcia e Samuel do Carmo Garcia.
Antes de agradecer a iniciativa da Câmara, Moises contou que um grupo de pastores da congregação Madureira daquela região pleiteou o reconhecimento ao pastor-presidente. Contatado, o vereador Francisco Carvalho, de pronto, acatou e encaminhou o desejo aos seus pares. O diácono Vanderley Garcia e o pastor Washington também usaram a tribuna para agradecer a distinção.
O homenageado foi filho de pais cearenses, Antonio Ribeiro da Conceição e Maria Inácia da Conceição, os quais migraram do Ceará para o Maranhão no primeiro quartel do Século XX. Ele nasceu em Barreirinhas, em janeiro de 1939, ficou órfão de mãe aos dez anos e foi criado pelo pai. Enfrentou, criança, um naufrágio e um incêndio, dos quais foi socorrido pelo pai. Casou-se com Maria do Carmo, em 1960, ingressou na sua atual religião em 1969, em São Luís, e com a esposa gerou dez filhos, destes falecendo dois.
Com a esposa, falecida em março de 2014, e filhos fundaram círculos de oração, estruturou congregações em Timbuba e Rio São João, em São José de Ribamar. Ele fundou igreja em Morros e retornou a São Luís para trabalhar no Vinhais, Ivar Saldanha, João Paulo e, depois, Cidade Operária, onde atua até hoje. Em maio de 1990, o pastor Mariano Garcia da Conceição foi ordenado na Convenção Nacional de Madureira, Rio de Janeiro, o primeiro pastor consagrado pela instituição para o Maranhão. Ele é formado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, onde curso Direito, mas não concluiu. Conceição é doutor Honoris Causa por instituições de teologia em Brasília e Ribeirão Preto (SP).