Homenagem foi proposta pelo vereador Octávio Soeiro
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís concedeu, nesta sexta-feira (23), o título de cidadão ludovicense ao ortopedista infantil Ítalo Nordman. A outorga do título foi proposta pelo vereador Octávio Soeiro (Podemos) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa.
Natural da cidade de Oeiras, no Piauí, Ítalo Nordman Araújo Lima reside em São Luís desde 2008, quando iniciou seus estudos em medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em 2014, entre os anos 2015 e 2018 fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA) e, no ano de 2019 especializou-se em Ortopedia Pediátrica pelo Hospital Sarah de Brasília, no Distrito Federal, quando retornou para a capital maranhense, tornando-se referência na área também no município de Imperatriz e em Teresina, capital do Piauí, onde também atua.
Em seu pronunciamento de abertura da solenidade, Octávio Soeiro frisou que o título de cidadania representa alta comenda concedida pela Câmara a uma pessoa que, apesar de não ter nascido em São Luís, presta relevantes serviços a esta cidade e ao seu povo.
“Ítalo Nordman é um profissional de conduta ilibada, que dispensa comentários, com uma história de vida fantástica, que aqui desenvolveu a sua história na ortopedia, não se limitando a atender seus pacientes. Ele formou uma grande família que o reconhece e respeita”, disse o vereador, que como aluno do homenageado no curso de medicina, hoje se orgulha te tê-lo também como amigo e de ser um instrumento de reconhecimento por toda a dedicação do ortopedista à medicina de São Luís.
Bastante emocionado, Ítalo Nordman agradeceu a todos que o ajudaram a construir a sua história e, especialmente, ao vereador Octávio Soeiro, autor da proposição que agora representa sua segunda data de nascimento.
“Este é um dos momentos mais importantes da minha vida e da minha trajetória profissional. Nada mais gratificante para um homem do que o reconhecimento e, neste caso, um reconhecimento coletivo de que as minhas ações tiveram um impacto na vida social, na área da saúde da população ludovicense”, disse o médico, acrescentando que o título o incentiva a seguir contribuindo, cada vez mais, para a melhoria da medicina e da população da cidade.
Também fizeram parte da mesa o pai do homenageado, Francisco de Assis e Neto Barros, que representou todos os amigos que o médico fez desde que chegou a São Luís.