Amigos e fiéis celebraram o trabalho do reverendo na Cidade Olímpica
Texto: Suellen Soares
A Câmara de São Luís concedeu, na manhã desta sexta-feira, 27, mais um título de cidadão ludovicense. Desta vez, o homenageado foi o Padre Carlimar Gonçalves de Holanda, titular da Paróquia Santíssima Trindade, localizada no bairro Cidade Olímpica.
A honraria foi possível por meio do Decreto Legislativo nº 23/2024, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (Republicanos). O parlamentar destacou em discurso a prerrogativa do parlamento em reconhecer trajetórias que contribuem para a capital e refletiu sobre a importância do título.
“Outra função da Câmara é homenagear as pessoas que contribuíram, contribuem e contribuirão com a nossa cidade. Na verdade, o que vamos entregar para o Padre é uma carteira de identidade de São Luís, então hoje ele passa duas identidades e isso sem dúvida aumenta sua responsabilidade perante a população e a nossa cidade”, frisou.
O evento reuniu amigos e fiéis que celebraram o trabalho do reverendo que está em São Luís desde 2019. Dentre outros feitos, Gutemberg destacou a capacitação científica do Pe. Carlimar e ações voluntárias desempenhadas por ele, tais como o Mesa Fraterna, que já atendeu 87 famílias na zona rural.
Para o homenageado, o momento é de reconhecimento não apenas de uma trajetória individual, mas de toda uma comunidade. O padre mencionou novos projetos, como a Creche do Idoso, e fez votos de compromisso com a região onde atua.
“O título não é de merecimento pessoal. O Padre Carlimar existe porque tem uma vitrine na Paróquia Santíssima Trindade, então ele é da nossa paróquia, do nosso povo, de todos aqueles que colaboram com o meu ministério no dia-a-dia”, finalizou.
Biografia
Nasceu no município maranhense de Sítio Novo (MA), em 1975, filho do Sr. Ademar Pereira de Holanda e D. Ana Gonçalves de Holanda. Sua ordenação Diaconal ocorreu em 22 de abril 2006, no Santuário Estadual de Nossa Sra. do Rosário do Rocio, Paranaguá (PR), e a Ordenação Presbiteral em outubro daquele mesmo ano, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, também em Paranaguá.
O sacerdote é Bacharel em Filosofia pela FASBAM – Faculdade São Basílio Magno (PR); Bacharel em Teologia pela Pontifícia Lateranense, em Roma; Bacharel em Teologia pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e obteve ainda a Licenciatura em Pedagogia pela FAEX.Atua como Pároco desde 2020 na Paróquia Santíssima Trindade, na Cidade Olímpica, paróquia composta por nove comunidades da região. Em 2023, criou o Projeto Mesa Fraterna, que assiste 87 famílias carentes dos bairros Cidade Olímpica, Vila Riod, Tiradentes, Geniparana, Reinaldo Tavares, Sant’Ana, São Braz e Macacos. Em 2024, foi eleito Vigário para a Forania São Cristóvão com a missão de articular os encontros de planejamento e formação com os presbíteros e lideranças leigas da região.