Homenageado é 2º Tenente da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM-MA).
Texto: Leandro Ferreira
Em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade e pela luta constante em prol da causa das pessoas com deficiência, a Câmara Municipal de São Luís entregou em sessão solene, na manhã desta quinta-feira, 26, o Título de Cidadão Ludovicense ao senhor José Ricardo Sá Pereira, 2º Tenente da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM-MA).
A cerimônia foi conduzida pelo vereador Raimundo Penha (PDT), autor da proposição que originou a solenidade. Na oportunidade, o parlamentar destacou que o trabalho de José Ricardo reforça a luta pelas pessoas com deficiência e a entrega do título é uma forma de reconhecimento por suas contribuições para São Luís, seja como militar ou como presidente da Associação Maranhense de Equoterapia (AME).
“Ele como policial militar trabalha a jornada dele toda e nos horários vagos ele está como voluntário nesta associação. Eu visitei a AME e conheci o Ricardo, conheci não apenas um pai policial militar, conheci um pai militante pela causa de pessoas com deficiência. Não é só pela causa do filho dele, é por todos os filhos, é por todas as crianças que têm alguma deficiência, para que elas sejam incluídas. Ele é um grande cidadão”, disse Raimundo Penha.
Emocionado, José Ricardo agradeceu à Câmara de São Luís e ao vereador Raimundo Penha pela homenagem e honraria.
“Fico muito lisonjeado em receber esse título aqui. Para mim é algo muito satisfatório e isso só vem para fazer com que o trabalho continue. Hoje estou indo para a reserva remunerada, estou com 36 anos de serviço, mas esse não é motivo para deixar o projeto, vou continuar no projeto como reformado e vou continuar com as minhas crianças. Nós atendemos mais de 120 crianças especiais por semana e vou continuar ajudando. Já estou envolvido com projetos sociais há cerca de 20 anos, dentro da polícia militar. Estou até emocionado, muito obrigado mesmo”, disse José Ricardo.
A mãe do homenageado, a senhora Joana Sá Pereira, usou a tribuna e agradeceu a atenção e a honraria que foram concedidas a seu filho. “Estou muito satisfeita. Eu criei minha família com muita dificuldade, mas dei uma educação a toda prova aos meus filhos. Honestidade é valor. Eu estou muito feliz com essa homenagem que vocês prestaram ao meu filho. Obrigada a todos”, agradeceu.
O homenageado
José Ricardo Sá Pereira é natural do Município de Pindaré Mirim, no Estado do Maranhão, e nasceu em 28 de setembro do ano de 1967. Passou a residir em São Luís em 1969, aos dois anos de idade, junto com seus familiares que buscavam melhorias.
O homenageado se formou como técnico de contabilidade e trabalhou como auxiliar de laboratório em 1986. Já no ano seguinte ingressou no quadro da Polícia Militar como soldado, por meio de aprovação em concurso público.
É pai de três filhas, geradas em relacionamentos anteriores, e há mais de 20 anos é casado com a enfermeira Aldeides dos Santos Pereira, com quem tem um filho, que atualmente tem 18 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral.
Ele desenvolve suas atividades no 1º Regimento da Polícia Montada da PM-MA na patente de 2º Tenente e ainda é presidente da Associação Maranhense de Equoterapia.