Homenagem foi proposta pelo vereador Álvaro Pires
Texto: Marine Palhano
A Câmara de São Luís vai conceder o Título de Cidadão Ludovicense ao médico Érico Britto Cantanhede nesta quarta-feira (12), em sessão solene, a partir das 14h. A entrega da honraria foi proposta pelo vereador Álvaro Pires (PMN).
Segundo Álvaro Pires, o Dr. Érico Britto Cantanhede prestou importantes serviços à sociedade ludovicense ao longo de sua carreira. Nas últimas eleições, concorreu ao cargo de vereador pelo município de São Luís, obtendo 1.476 votos, permanecendo como suplente.
“Dr. Érico Cantanhede é uma figura notável na área da medicina, com vasta experiência e qualificações que o tornam um líder e representante acadêmico e profissional. Essa homenagem é mais do que justa. Fico muito honrado em poder contemplar o amigo com o Título de Cidadão Ludovicense em reconhecimento à sua relevante contribuição para São Luís”, declarou o vereador.
O homenageado
Érico Britto Cantanhede é natural de Pedreiras (MA). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especializou-se em Cirurgia Geral, pelo Hospital Universitário Presidente Dutra (MA). É mestre em Biologia Parasitária pela Universidade UNICEUMA e Doutor Honoris Causa em Saúde Pública pela Universidade Emill Bruner (Flórida – EUA).
Dr. Érico Cantanhede trabalhou como médico cirurgião em todos os grandes hospitais particulares de São Luís, e como médico cirurgião plantonista nos hospitais regionais de Peritoró, Pinheiro e Pedreiras. Como empresário da área da saúde, é sócio proprietário da clínica Gastro São Luís.
É médico concursado do Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís, onde exerceu os cargos de Coordenador da Cirurgia Geral, Coordenador da Clínica Cirúrgica, Diretor Geral, e atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico. É também ex-presidente e fundador da Comissão de Ética Médica desse hospital.
O homenageado é, ainda, ex-membro da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Maranhão (SINDMED-MA) e ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM MA). Fundou e foi presidente da Associação dos Médicos do Socorrão I e II (AMESS), por dois mandatos, destacando-se na luta por melhorias no atendimento da saúde pública do estado e da capital.
Érico Cantanhede é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), considerado como a maior entidade cirúrgica da América Latina; membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES); e, membro imortal da Academia Ateniense de Letras e Artes (ATHEART).
No campo acadêmico, o médico foi professor do curso de Medicina do UNICEUMA. Atualmente, é preceptor da Residência de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Presidente Dutra no hospital Municipal Djalma Marques e preceptor do Internato de Medicina da UFMA em Pinheiro.