Câmara dá cidadania a delegados nascidos
em Taiwan e Belém, mas adoram São Luís
Os delegados de polícia do Maranhão Wang Chao Jen, natural de Taiwan e naturalizado brasileiro, e Humberto Oliveira de Souza, belenense do Pará, foram agraciados com os títulos de cidadania ludovicense pela Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (03), em razão da contribuição que têm dado à segurança pública, na capital, e sua integração à cultura local. A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Sá Marques (PHS) e contou com a aprovação unânime dos vereadores presentes à sessão que apreciou a matéria.
Durante a sessão de homenagem, os participantes fizeram um minuto de silêncio pelo médico legista Rodrigo Copobiango Braga e o investigador Alfredo Neto, integrantes do sistema de segurança do Maranhão, falecidos domingo à tarde num acidente com um helicóptero que caiu na divisa dos Municípios Axixá e Rosário. Além dos vereadores Sá Marques, presidente da sessão solene, e Cezar Bombeiro (PSD), que a secretariou, estavam presentes os familiares dos homenageados, o delegado geral da Polícia Civil, Leonardo Diniz, a coordenadora das delegacias da mulher no Maranhão, Kazumi Tanaka, dezenas de delegados, investigadores, escrivães de polícia, dirigentes sindicais dos policiais civis, dentre outros.
Sá Marques, ao justificar a concessão dos títulos aos dois delegados, ressaltou que qualquer adjetivação em favor dos homenageados seria pouco, mas frisou que ambos se destacam principalmente pela simplicidade e seriedade no trato de suas atividades profissionais. “Eles são merecedores desta honraria, pelo exemplo que dão no exercício das atividades que desenvolvem, em São Luís. Com Humberto tenho uma relação familiar, cuja amizade foi selada na casa de minha mãe, dona Lili Sá Marques, e com Wang muito aprendi, com a sua calma e simplicidade orientais, quando ingressei na polícia, como investigador”, lembrou. Por sua vez, Cezar Bombeiro destacou que Sá Marques soube reconhecer para homenagear dois delegados exemplares e muito queridos pelos colegas.
AGRADECIMENTOS
Ao subir à tribuna, o homenageado Wang Chao agradeceu a honraria da Câmara por iniciativa de Sá Marques e lembrou quando, com oito anos de idade, em 1972, desembarcou no aeroporto Marechal Cunha Machado com a família para ir morar num bairro no entorno do João Paulo. Na cidade, seus pais abriram uma loja na Rua Grande de produtos orientais, de onde provinha o sustento familiar, seus estudos em escola de classe média e a diversão em boates até chegar à Universidade Federal para formar-se bacharel em Direito. “Me integrei a São Luís completamente. Como não poderia gostar desta cidade? Me sinto parte desta terra. É meu porto seguro. Agradeço muito esta homenagem”, confessou.
Já o paraense Humberto Oliveira agradeceu as palavras dos vereadores e declarou estar muito honrado com o título de cidadania oferecido pela Câmara. “Doravante me incluo como parte deste povo ludovicense. Estou emocionado e orgulhoso com esta homenagem”. Ele lembrou que aprendeu a gostar e ter curiosidade por São Luís através de um ludovicense, José Ribamar, que conheceu em Belém e que falava maravilhas da culinária maranhense, da hospitalidade do povo, do bumba-boi, de praias a perder de vista na capital, dentre outras belezas. Oliveira disse que confirmou tudo isso quando, ao passar num concurso de delegado de polícia, se fixou em São Luís, e, para felicidade, se tornou figura cativa da casa de dona Lili Sá Marques.
Os dois delegados foram muito aplaudidos pelos presentes. O delegado geral Leonardo Diniz destacou o carinho que os colegas de profissão têm por ambos os homenageados e arrematou: “É um orgulho para os ludovicenses natos receberem estes dois novos irmãos, por suas qualidades”. Por seu lado, a delegada Kasume lembrou que os dois, como policiais, são inspiradores, além de serem honrados e dignificarem a instituição a que pertencem.
Texto: Cícero da Hora