Audiência será realizada nesta quinta-feira. Objetivo é discutir a volta às aulas em tempos de pandemia
A retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino é tema de uma audiência pública a ser realizada pela Câmara Municipal de São Luís, na próxima quinta-feira (05), a partir das 9h, com transmissão pelo canal do Poder Legislativo no YouTube.
O Coletivo Nós (PT) é o autor da proposição que deu origem à audiência pública. “O Coletivo Nós sugeriu esta audiência pública para debater o Plano Municipal de Retorno das Aulas por entender que a educação é prioridade e não podemos retomar as aulas depois de tanto tempo sem uma proposta adequada que garanta os direitos de nossas crianças e adolescentes”, pontuou a co-vereadora Raimunda Oliveira.
Ela chamou atenção também para o atual cenário da educação municipal, pontuando a necessidade de investimentos para mudar essa realidade. “Sabemos que a educação municipal é negligenciada há vários anos, vem sendo sucateada de gestão em gestão, como a estrutura física precária das escolas e não valorização dos professores, e isso, somado a pandemia, trouxe ainda mais prejuízos. Por isso, a proposta da audiência vem para dialogar e cobrar do poder público municipal um planejamento para minimizar os impactos desses quase dois anos em que os estudantes da rede pública municipal ficaram à deriva”, completou.
O vereador Antônio Marcos Silva – Marquinhos (DEM), por sua vez, convidou toda a comunidade escolar, como profissionais da educação, pais de alunos e entidades, para a discussão sobre a volta às aulas em tempos de pandemia de Covid-19.
Segundo o parlamentar, o debate é necessário para esclarecer as posições das secretarias municipais de Educação e Saúde quanto a essa retomada e para que o legislativo municipal contribua nesse processo.
“Sabemos que essa doença não faz distinção de classe social e atinge a todos, por isso precisamos discutir esse retorno das aulas para que aconteça de forma segura para todos”, explicou.
Além dos secretários de educação e saúde, o evento também contará com a participação de representantes da Promotoria de Educação (MPE), Conselho de Educação e do Fórum de Educação.
“A audiência vem socorrer a nossa necessidade de conhecer os protocolos que serão adotados dentro de sala de aula neste momento tão difícil. Por isso convidamos os representantes dos diversos setores da educação. O diálogo com a sociedade é fundamental”, destacou Marquinhos.
Saiba mais
O quê? Audiência Pública sobre volta às aulas na rede municipal de ensino
Quando? Nesta quinta-feira, dia 05 de agosto.
Horário? A partir das 9h.
Onde? No Plenário Estácio Simão da Silveira, com transmissão pelo site da Câmara.