A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em comemoração aos 502 anos da Reforma Protestante. As duas datas são celebradas em 31 de outubro. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão abriu a cerimônia tocando o Hino Nacional.
A sessão solene foi uma iniciativa do vereador Pavão Filho (PDT), por meio do Requerimento 219/2019, aprovado por unanimidade na Casa de leis e aconteceu no Plenário Simão Estácio da Silveira.
Pavão Filho ressaltou que a reforma não foi importante apenas para os luteranos e teve importância para a história da civilização moderna e para a melhoria da educação. “A reforma provocada por Martinho Lutero provocou profundas transformações na sociedade e herdamos muito disso até hoje”, avaliou o parlamentar.
O evento contou com a presença do conferencista internacional Adauto Lourenço, que é teólogo, físico, professor, pesquisador e escritor. Em sua palestra durante a homenagem, o professor Adauto também ressaltou as transformações advindas com o movimento. “Com a reforma foi possível que a palavra de Deus chegasse até o povo mais simples. Foi permitido ao povo ler, ouvir e estudar a Bíblia. A reforma aflorou conscientização política e social na população com o desejo de participar e opinar nas decisões”, elencou.
A sessão solene foi bastante concorrida e contou com a presença de diversas lideranças eclesiásticas. Além de vereador Pavão Filho, que dirigiu os trabalhos; e do professor Adauto Lourenço, que foi o palestrante; a Mesa de Hora também foi composta pelos pastores Antônio Fontes, Arly Ataíde Lima, Marvel Mirtanda Porto, Francisco Aranha e Gilberto Gilson Atan do Nascimento; e pelo Cel. Capelão José Ribamar Vilas Boas, presidente da União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas) no Maranhão. A Banda de Música da Guarda Municipal encerrou cerimônia tocando o Hino de louvação a São Luís.
Homenagem – Ao final da sessão solene, a Câmara concedeu certificados a 60 líderes religiosos que atuam na promoção da paz, promoção da justiça social e propagação do evangelho na capital maranhense. Um dos homenageados foi o ex-vereador Vieira Lima, que é fiel da Igreja Assembleia de Deus.
Reforma – A Reforma Luterana é considerada um dos maiores movimentos da história moderna. Seu marco aconteceu em 31 de outubro de 1517, data que marca a pregação das 95 teses do então monge Martinho Lutero. As teses contestavam algumas práticas católicas e foram colocadas a debate público no Templo de Wittenberg.