Em sessão solene, a Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta sexta-feira, 26, a entrega do Diploma de Honra ao Mérito à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.
O autor da proposição, vereador Pavão Filho (PDT), proferiu discurso de saudação à homenageada, ressaltando que Kátia Bogéa “realiza um inquestionável trabalho de resgate da nossa história e do nosso patrimônio cultural, razão pela qual merece todo o reconhecimento desta Casa e de todo o povo de São Luís”.
Em seu discurso, Pavão Filho fez a leitura do currículo da homenageada e elogiou toda a trajetória e o trabalho de Kátia Bogéa à frente do Iphan. Ele frisou que “não se trata apenas de uma homenagem, mas acima de tudo de um justo reconhecimento por tudo o que Kátia Bogéa, ao longo de toda a sua trajetória profissional, vem realizando em prol da nossa cidade”.
O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), fez questão de ocupar a tribuna para dizer que Kátia Bogéa tem relevantes serviços prestados ao Maranhão e, agora, na condição de presidente do Iphan, está à frente de um arrojado projeto de restauração da antiga Fábrica São Luís, que deverá ser a futura sede do Poder Legislativo municipal.
“Esta atual legislatura, que marca o quarto centenário desta Casa, terá com certeza a seu favor o início da construção da sede própria deste Poder; o que deverá ser um feito muito auspicioso para toda a população da nossa cidade”, declarou Osmar Filho.
O vereador Ricardo Diniz (PRTB) lembrou que Kátia Bogéa, natural da cidade de Largatos (Sergipe), foi condecorada, em outubro de 2015, com o Título de Cidadã de São Luís e agora ganha nova homenagem em razão dos mais recentes trabalhos realizados pelo Iphan em prol da restauração e revitalização do Centro Histórico da capital maranhense.
Ricardo Diniz frisou que, além do ousado projeto de restauração da antiga Fábrica São Luís, Kátia Bogéa tem sido uma figura fundamental nos projetos de restauração da Praça Deodoro, Rua Grande e de diversos outros pontos históricos da capital maranhense.
A solenidade contou também com a presença dos vereadores Nato Júnior (PP), Raimundo Penha (PDT) e Silvino Abreu (PRTB); do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, do comandante do 24º Batalhão de Infantaria e Selva, tenente-coronel Sousa Filho, do presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, José Aquiles Sousa Andrade; do presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalem; do subprefeito do Centro Histórico, Fábio Farias de Carvalho, além de outras autoridades.
Os vereadores Nato Júnior e Raimundo Penha relembraram a importância de Kátia Bogéa na conquista do título de Patrimônio Mundial para São Luís. A capital maranhense recebeu a honraria da Unesco, em 1997. O título foi um reconhecimento ao valor de seu conjunto arquitetônico colonial dos séculos XVIII e XIX.
Ao ocupar a tribuna da Câmara, Kátia Bogéa agradeceu a concessão do Diploma de Honra ao Mérito, lembrou ter sido anteriormente homenageada com o título de cidadã ludovicense e proferiu palavras de gratidão a todos os vereadores de São Luís.
“Sou grata de coração a todos os integrantes deste Parlamento e não consigo negar o quanto me sinto cada vez mais estimulada e motivada a trabalhar em prol desta nossa cidade, com todo o comprometimento que sempre marcou toda a trajetória pessoal e toda a minha luta no serviço público”, enfatizou.