Escritor e jornalista ludovicense completaria 166 anos amanhã (7)
No dia 07 de julho o ludovicense Artur Azevedo completaria 166 anos, se estivesse vivo. Por conta disso, a Câmara de São Luís deixa registrada, por meio desta matéria, uma homenagem em memória àquela personalidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente nas áreas de Literatura e Jornalismo.
O homenageado de hoje (6), Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, nasceu em 07 de julho de 1855 em São Luís, e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro de 1908. Foi dramaturgo, poeta, contista, prosador, comediógrafo, crítico e jornalista. Além disto, vale ressaltar que Artur Azevedo, ao lado do irmão e escritor Aluísio Azevedo, foi um dos escritores fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL).
É por conta da biografia, nesta matéria resumida, que Artur Azevedo continua tendo o reconhecimento de gerações posteriores à dele. Atualmente, as obras escritas por ele continuam sendo referência para todos que apreciam a Literatura.
Homenagem
Para comentar acerca da vida e obras de Artur Azevedo, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT) foi entrevistado. Na oportunidade, o parlamentar também deixou registrados reconhecimento e homenagem ao escritor maranhense.
“Artur Azevedo tem uma importância muito grande na Arte em geral, para além de São Luís, e do Maranhão. Na verdade, ele é relevância para o país. Inclusive, chega a ser uma referência mundial por todo o trabalho que desenvolveu”, explicou o co-vereador Jhonatan Soares.
O parlamentar também destacou que Artur Azevedo escreveu obras para a área de Artes Cênicas, e lembrou ainda, que vários teatros de cidades brasileiras possuem como nome o do escritor maranhense. “Artur Azevedo também possui diversas obras escritas para o Teatro, e é um teatrólogo reconhecido mundialmente. Ele foi um dos responsáveis pela criação do Teatro Municipal de Rio de Janeiro, e atualmente, é patrono não apenas do Teatro Municipal de São Luís, mas nomeia também, teatros de São Paulo e do Rio de Janeiro”, informou Soares.
Ao finalizar os comentários acerca da biografia de Artur Azevedo, o co-vereador destacou o orgulho que tem do escritor ludovicense. “A história, a trajetória, a vida e as obras de Artur Azevedo são motivos de grande orgulho para todos, todas e todes”, assinalou Jhonatan Soares.
Caso haja interesse em conhecer detalhes da vida e das obras de Artur Azevedo, basta acessar o site da Academia Brasileira de Letras (ABL), através deste link: https://www.academia.org.br/academicos/artur-azevedo/biografia