O encontro para a análise de resultados é uma etapa importante para que a Câmara mantenha a certificação ISO 9001
Texto: Leandro Ferreira
O Setor de Gestão de Qualidade da Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta quarta-feira (4) uma reunião para avaliar os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos diversos setores e departamentos da Casa Legislativa.
A Reunião de Análise Crítica (RAC) foi conduzida pela gestora de qualidade, Maria Furtado, e contou com a participação dos gestores e líderes da câmara. O encontro serviu para fazer um estudo dos resultados, avaliação do desempenho e o cumprimento de metas.
Durante a reunião, Furtado abordou minuciosamente 13 indicadores que podem ajudar a Casa Legislativa a ser cada vez mais eficiente. A gestora explicou que os indicadores foram pensados pelos próprios líderes, em reuniões anteriores, e servem como métricas de desempenho do trabalho desenvolvido pela Câmara.
Entre os indicadores analisados estão o nível de serviço de tecnologia da informação; índice de qualificação do servidor; índice de satisfação do cliente (servidor); índices de visualizações do site oficial e das redes sociais da Câmara; e os níveis dos serviços de tramitação dos processos no Protocolo Geral, Comissões e Redação Final.
No encontro também foi realizada a análise SWOT, uma ferramenta para estudos dos ambientes interno e externo que ajuda a identificar forças e fraquezas de uma empresa ou instituição. “O SWOT é uma ferramenta importantíssima para avaliar o nosso cenário. Serve também até pra gente nos avaliar como pessoa”, disse Maria Furtado.
A partir dos dados que foram apresentados na reunião (RAC e SWOT) é possível identificar oportunidades para otimizar o trabalho, bem como estabelecer metas para os próximos meses e anos. O objetivo é permitir que ocorra uma melhoria contínua dos processos e serviços e assim manter a certificação NBR ISO 9001:2015 — norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização para a melhoria do serviço prestado à população.
“A Câmara tem o selo de Certificação ISO e isso só mostra o nosso comprometimento com o
sistema de gestão da qualidade. Esse trabalho que a gente está fazendo, que é um trabalho de apresentação de nossos resultados, de apresentar para o nosso time de liderança como estão os nossos resultados hoje, é para que a gente possa receber a nossa auditoria de recertificação no mês de fevereiro e manter o nosso selo de gestão da qualidade ISO 9001”, concluiu Maria Furtado.