A conservação e acesso ao acervo documental da Casa Legislativa são alguns dos temas em debate nos dias 5 e 6 junho
Texto: Leandro Ferreira
O Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de São Luís participará da programação da 8º Semana Nacional de Arquivos. O tema proposto neste ano é “Arquivos Acessíveis” e visa debater sobre a acessibilidade aos arquivos brasileiros em todo o país e também refletir sobre o combate ao capacitismo e a discriminação.
A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos articulada pelo Arquivo Nacional que acontece anualmente em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos e ocorre em instituições de memória em todo o Brasil.
Durante a semana, ocorrem atividades dos mais diversos tipos, como seminários, mesas-redondas, oficinas, exposições, lançamentos de publicações, mostras de filmes e visitas mediadas. Entidades de todo o país se unem ao Arquivo Nacional na organização de eventos, que este ano deverão acontecer entre os dias 3 e 9 de junho, quando se celebra o Dia Internacional dos Arquivos.
Mesa-Redonda
O historiador do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara, Carlos Netto, informou que este ano a Casa Legislativa preparou uma mesa-redonda com o tema “Memórias da Câmara: conservação e acesso ao acervo documental da Câmara Municipal de São Luís”. As atividades em alusão a Semana Nacional de Arquivos estão programadas para os dias 05 e 06 de junho, na Sala Vip da Casa Legislativa.
A mesa-redonda ocorrerá no primeiro dia do evento e já tem confirmada a participação da senhora Kátia Bogéa, ex-presidente do IPHAN, e do professor Manoel Barros. Já no segundo dia haverá um circuito de palestras sobre documentos históricos conduzido pelos servidores do setor de documentação e arquivo.
Carlos Netto acrescentou que esta é a primeira participação formal da Câmara realizando um evento próprio na programação da Semana Nacional de Arquivos. “Participamos ano passado, mas a convite do professor Manoel Barros, da UFMA, que sempre está muito próximo da gente, dando apoio. Ele nos fez o convite para inserir o setor de documentação nesse circuito de instituições de guarda e dar relevância para a Câmara nesse campo. A Semana Nacional de Arquivos serve de guarda-chuva para eventos menores centralizados em instituições de arquivos por todo o Brasil”, disse.
O servidor ainda ressaltou a importância do setor de documentação e arquivos da Câmara de São Luís. “A documentação possui um papel amplo tanto em termos administrativos, sendo esse o mais corrente até o momento, de repasse de informações funcionais dos servidores. Mas também temos como função a guarda da documentação histórica, que é patrimônio da cidade, e também uma função acadêmica de promoção desses dados, dessas informações para o público”, frisou.
O evento será aberto ao público em geral e serão emitidos certificados aos interessados que fizerem inscrição pelo e-mail [email protected]. Acompanhe mais informações e atualizações sobre as atividades nas redes sociais oficiais da Câmara de São Luís no Instagram e Facebook.