O encontro foi proposto e dirigido pela vereadora Fátima Araújo, na tarde desta quinta-feira (19)
Texto: Isaías Rocha
Direitos das pessoas idosas foram discutidos em audiência pública na Câmara Municipal de São Luís, na tarde desta quinta-feira (19). Casos de abandono, maus-tratos, violência, acessibilidade e direitos no transporte público foram debatidos no encontro proposto e dirigido pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB).
O evento, que foi realizado no Plenário Simão Estácio da Silveira, reuniu gestores públicos, autoridades e representantes de entidades que atuam junto ao público, em busca de reforçar a atenção ao idoso.
Ao abrir o encontro, a propositora do debate destacou o reconhecimento que este segmento deve ter e a importância de assegurar uma vida digna e respeitosa aos cidadãos mais experientes de nossa cidade.
“A população idosa é parte fundamental da comunidade, que dedicaram suas vidas ao trabalho, à família e ao desenvolvimento da cidade. No entanto, muitas vezes, eles enfrentam desafios significativos, como a falta de acesso a serviços de saúde adequados, aposentadorias insuficientes, discriminação e isolamento social. Esses problemas são inaceitáveis e exigem nossa atenção e ação imediatas”, disse.
Durante a audiência pública, várias sugestões foram apontadas. Os convidados pediram a efetivação de políticas públicas no sentido de preservar os direitos dos idosos que moram na capital maranhense. Em sua participação, o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Rangel, parabenizou a proposta do encontro, pontuou algumas dificuldades vividas por alguns idosos e defendeu a necessidade de consciência com o jovem de hoje que será o idoso de amanhã.
“Muitos dos que estão aqui são do século passado, mas neste século estamos tendo uma experiência que não esperavam, pois nós não fomos preparados para alguns dos desafios que estamos vivendo. Nós preparamos os jovens de hoje para que possam ser nossos parceiros de amanhã”, destacou.
O diretor geral do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Paulo Sérgio França Costa, que representou no ato o secretário Dr. Joel Nunes, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), falou da importância dos projetos sociais e das políticas públicas ao idoso.
O encontro, que foi transmitido pelo canal da Câmara no YouTube, site e redes sociais da Casa, contou com a participação da técnica do departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maisa Gabriela Marques Lopes; e do promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO/PIPD) do Ministério Público do Maranhão (MPMA), representando no ato o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.
Também marcaram presença o subsecretário de segurança pública, coronel Marcos Brito; o tenente-coronel Borba Lima, comandante de Segurança Comunitária e coordenador estadual das Patrulhas Maria da Penha; a coordenadora do Grupo Guerreiras e Guerreiros da Melhor Idade, do Bairro João de Deus/Vila Conceição, Elizabeth Rosa Castro Silva; e o delegado-geral administrativo da Polícia Civil do Maranhão, Alessandro Gomes de Castro.
O ato contou ainda com a Dra. Adriana Nogueira, suplente de Conselheira no CREFITO 16, representando no ato a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região, Dra. Letícia Padilha; a presidente da Dança Portuguesa Adolescentes de Portugal Sá Viana, Isabel Frazão; e dos vereadores Raimundo Penha (PDT) e Ribeiro Neto (Cidadania).