O tema deste ano é “Fraternidade e Fome”
A Câmara Municipal de São Luís promoveu, na manhã desta sexta-feira, 31, um painel para tratar da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano da campanha é “Fraternidade e Fome”, com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmo de comer”. O evento foi proposto pela vereadora Concita Pinto (PCdoB).
O painel foi conduzido pelo co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, e contou com a presença do presidente da câmara, Francisco Chaguinhas (Podemos); do vereador Álvaro Pires (PMN); do coordenador arquidiocesano de ação evangelizadora, Jadson Borba; do reitor do santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padre Elinauro; da promotora de justiça, Doracy Moreira Santos, e membros de congregações religiosas.
O objetivo do encontro foi debater sobre o combate à fome e também fortalecer o espírito comunitário. A vereadora Concita Pinto abriu o painel e reforçou a importância do encontro e relevância do tema escolhido em 2023.
“O tema da campanha da fraternidade este ano é um tema muito forte. É a terceira vez que a temática da fome é abordada pela CNBB. Não só em nossa cidade, mas sabemos que é um problema mundial a questão da fome. Então é importante trazer esse assunto para discutir aqui, para que a gente possa nos unir e saber o que nós governantes podemos fazer para contribuir. É preciso que o poder público e as autoridades competentes se unam para que a gente possa cada vez mais buscar alimentos para as famílias. A alimentação é sagrada, nós todos temos o direito básico de se alimentar”, disse Concita Pinto.
O padre Jadson Borba, que no encontro representou o arcebispo da capital, dom Gilberto Pastana, agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa pela realização do encontro para discutir a temática da fome..
“A fome é uma dura realidade que afeta diretamente a vida de milhares de pessoas. O texto base da campanha da fraternidade apresenta como objetivo geral as seguintes palavras: sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentar o flagelo da fome. A fome é uma tragédia. Nós não podemos ficar indiferentes a tanta dor, espaços como esse devem ser promovidos para que possamos refletir. Que nós possamos juntos lutar pela superação da fome, não só em nossa sociedade ludovicense, mas em todo o Brasil e todo o mundo ”, frisou Jadson Borba.
A promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital, Doracy Moreira Santos, ressaltou a importância dos poderes públicos no enfrentamento da fome no país.
“A campanha da fraternidade nos remete sim a sensibilização, mas nós não podemos fazer da campanha apenas um momento social, e sim cobrar das autoridades públicas políticas de combate à fome. A igreja católica é responsável, há muito tempo, pela luta contra a fome, e como tem combatido a fome. É a instituição que mais tem levado comida aos mais pobres”, concluiu.
Campanha
A campanha da fraternidade é realizada anualmente no período da quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis da igreja católica e de todas as pessoas em relação a problemas que envolvem toda a sociedade brasileira. Todo ano é escolhido um novo tema para ser debatido.