Requerimentos e Indicações foram aprovados na semana passada
A Mesa Diretora da Câmara de São Luís encaminhou, na semana passada, 23 solicitações parlamentares que tratam de pavimentação asfáltica a vias públicas localizadas nas zonas urbana e rural da capital maranhense. Do total de pedidos, 17 foram encaminhados à Prefeitura de São Luís e 6 ao Governo do Estado.
Uma das proposições encaminhadas foi o Requerimento nº 018/22, de iniciativa do vereador Ribeiro Neto (Patriota). Ele solicitou ao Executivo municipal asfaltamento da Avenida Principal, bem como da Rua das Palmeiras e transversais, localizadas no bairro Cinturão Verde – zona rural. “O acesso ao Cinturão Verde se dá por uma estrada de chão degradante que se agrava, principalmente, em períodos de chuva. Já no período seco, é gerado um grande volume de poeira. Diante disso, a pavimentação asfáltica na comunidade gerará ampla melhoria para os moradores que há anos carecem de um olhar mais sensível pelo poder público”, justificou Neto.
O mesmo vereador do Patriota também solicitou ao governo municipal, a revitalização asfáltica da Travessa B -localizada entre a Avenida 29 de Dezembro e Avenida dos Agricultores do bairro Cidade Olímpica. Ribeiro Neto justificou o pedido ao informar que, na área, há dificuldade de tráfego em virtude da grande quantidade de buracos, poeira e lama.
Além dos requerimentos, Neto também teve duas Indicações sobre o tema aprovadas e encaminhadas pela Mesa Diretora da Casa ao Governo do Estado. Por meio da Indicação nº. 012/22, o parlamentar solicitou recuperação asfáltica das ruas Nova e Tancredo Neves, localizadas no bairro Vila Esperança. Já na Indicação nº. 013/22, Ribeiro Neto pediu ao Executivo estadual que fosse autorizado serviço de pavimentação asfáltica nas seguintes vias públicas: Ruas da Esperança, Rua 06 e Travessa do Agricultor, localizadas no bairro Rio Grande/ Cidade Verde – zona rural.
Silvana Noely (PTB) teve dois requerimentos encaminhados. No primeiro, a parlamentar solicitou que fosse realizado serviço de tapa buraco nas Ruas 19, 20 e 21 localizadas no bairro Cohatrac II. Já por meio do Requerimento nº. 064/22, a vereadora também pediu a mesma ação para as Ruas 02, 03 e 04 do bairro Cohatrac III.
Outra vereadora que teve duas proposições encaminhadas foi Fátima Araújo (PC do B). Por meio do Requerimento nº. 175/22, a parlamentar solicitou à Prefeitura de São Luís pavimentação asfáltica da 2ª Travessa do Progresso e da Rua da Paz, localizadas no bairro João de Deus. Já por meio da Indicação nº. 059/22, a parlamentar comunista do Brasil solicitou ao Governo do Estado o mesmo serviço para as seguintes vias públicas: 2ª Travessa do Codozinho, 3ª Travessa do Codozinho e Rua 11 De Maio, localizadas no São Cristóvão/Codozinho.
O vereador Nato Junior (PDT) também teve dois pedidos encaminhados pela Mesa de Diretora da Câmara de São Luís. Por meio do Requerimento nº. 517/22, o parlamentar solicitou que fosse feito serviço em pedra tosca e/ou asfalto para as vias Avenida Epitácio Cafeteira, Rua da Vitória e Travessa São João, localizadas na Vila Nova Jerusalém – Coroadinho. “A execução dessas obras não somente proporcionará bem-estar aos moradores e transeuntes, evitando a poeira e possíveis lamaçais, como também viabilizará o tráfego de veículos em toda região”, justificou.
Nato Junior ainda solicitou à Prefeitura de São Luís restauração de toda extensão do calçamento em pedra tosca e o conserto do sistema de esgoto domiciliar na Rua João Vieira da Silva, localizada no bairro Coroadinho. “A rua encontra-se com pedras soltas, vários buracos e o esgoto estourado que, além de trazer mau cheiro, atrai insetos e causa várias doenças. Portanto, pedimos urgência na realização desse serviço”, assinalou o parlamentar.
O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) também teve dois requerimentos sobre pavimentação asfáltica aprovados pelo plenário da Casa Legislativa. O parlamentar solicitou à Prefeitura de São Luís realização, em caráter de urgência, do serviço na Rua Jericó, localizada no Residencial Nova Jerusalém (Vila Vitoria). No Requerimento nº. 763/22, o parlamentar do Podemos solicitou, em caráter de urgência, pavimentação asfáltica na Rua Galileia, também localizada naquele bairro.
Outro parlamentar que teve duas proposições encaminhadas sobre o tema foi Edson Gaguinho (União Brasil). O vereador solicitou à Prefeitura de São Luís execução, em caráter de urgência, dos serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e meio-fio das ruas São José, Boa Esperança e Travessas São José, localizadas na Divineia. Já ao Governo do Estado, Gaguinho pediu que fossem providenciados, em caráter de urgência, serviços de recuperação asfáltica, construção de sarjetas e esgotamento sanitário, bem como drenagem da Rua Bauru e Avenida Maria Alice, no mesmo bairro.
O Coletivo Nós (PT) conseguiu aprovação em plenário e encaminhamento de duas Indicações que solicitavam recuperação e pavimentação asfáltica ao Governo do Estado. Os co-vereadores pediram o serviço para as seguintes vias públicas: Rua dos Evangélicos, Rua Santa Luzia Rua da Liberdade, localizadas no bairro Tindiba/Quebra Pote – zona rural de São Luís. O Coletivo Nós também solicitou a recuperação e pavimentação asfáltica para a Rua do Itapary, a Rua do Jurupary e a Rua das Flores, localizadas em Tindiba/Quebra Pote.
Já o vereador Daniel Oliveira (PL) solicitou à Prefeitura de São Luís a execução de serviço de recapeamento asfáltico na Travessa da Fortuna e na 1ª Travessa Bom Milagre, localizadas no Bom Milagre. “As vias se encontram em condições lastimáveis de conservação, impossibilitando tráfego seguro e viável na região, causando enormes transtornos à população”, justificou.
Concita Pinto (PC do B) também fez um pedido de melhoria de infraestrutura ao Executivo municipal. A vereadora solicitou que fossem realizados asfaltamento, drenagem e todo o saneamento básico das ruas Basílio Magalhães e Nossa Senhora da Conceição, localizadas na Vila Bagdá/Itapera. “Os munícipes do bairro vivem em carência das necessidades básicas de sobrevivência. Quando se está no período chuvoso, fica difícil a entrada de veículos, viaturas da polícia e ambulâncias”, alegou a vereadora Concita Pinto.
A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) solicitou que fossem realizadas obras de pavimentação asfáltica e terraplanagem da Rua Quatro, localizada no Conjunto Orquídea – Cidade Operária. “O pedido visa atender reclamação dos moradores quanto a dificuldade de tráfego no local, devido à ausência de estruturação das referidas vias públicas”, explicou.
O vereador Chico Carvalho (Avante) foi outro que teve proposição sobre o tema aprovada e encaminhada pela Mesa Diretora da Casa Legislativa na semana passada. O parlamentar solicitou ao Executivo municipal, por meio do Requerimento nº. 489/22, recuperação asfáltica da estrada que dá acesso à comunidade Bagdá – zona rural de São Luís.
“O trecho se encontra intrafegável em consequência da falta de manutenção nos últimos anos. Em virtude da grande quantidade de buracos e do iminente risco de acidentes, os condutores de veículos e a população de modo geral tem enfrentado grandes prejuízos diariamente e dificuldades ao trafegar na via”, explicou Chico Carvalho.
O vereador Domingos Paz (Podemos) solicitou à Prefeitura de São Luís pavimentação asfáltica com meio-fio para as seguintes vias públicas localizadas no bairro Gapara: Rua Projetada e Rua da Glória. “A solicitação tem como objetivo atender os moradores da região que estão insatisfeitos com os inúmeros buracos o que, consequentemente, tem causado transtornos aos moradores ao transitar por essas ruas”, justificou.
O parlamentar Marlon Botão, por meio do Requerimento nº. 469/22, pediu à Prefeitura de São Luís recuperação asfáltica das ruas Oito e Marquês de Tamandaré, localizadas no bairro Alto do Calhau. Já o vereador Aldir Junior (PL), por meio do Requerimento nº. 783/22, solicitou ao Executivo municipal revitalização asfáltica na Rua 05, localizada no Jardim Primavera – Cohatrac.