O reconhecimento foi proposto pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor, e homenageia trajetória de transformação social através do esporte
Texto: Acsa Serafim
Na tarde desta terça-feira (1º), a Câmara Municipal de São Luís realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Ludovicense ao educador físico, triatleta e treinador esportivo Dilsoncley Silva da Silva, conhecido carinhosamente como Pará. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB) que reuniu autoridades, amigos, familiares e admiradores do homenageado.
Natural de Belém (PA), Pará chegou a São Luís em 1998, contratado por um time de futebol local. Desde então, construiu uma trajetória marcante na cidade se tornando referência na promoção da saúde disciplina e inclusão social por meio do esporte. “Essa é uma honra concedida a alguém que mesmo não tendo nascido aqui contribui de forma significativa para o desenvolvimento social e humano da nossa cidade. Pará transforma vidas. E transformou, inclusive, a minha”, afirmou Paulo Victor.
O presidente da Câmara compartilhou que iniciou a prática esportiva com a orientação de Pará que o ajudou a perder mais de 40 kg. “Eu encontrei ali uma família um grupo de apoio e pude motivar outras pessoas ao meu redor a fazerem o mesmo. Hoje, homenageamos um homem que acorda todos os dias às 4h da manhã para impactar positivamente muitas vidas”, completou.
O vereador Marlon Botão (PSB) também parabenizou a homenagem destacando o poder transformador do esporte. “Pará é uma inspiração para muitos e tem impacto real na vida de quem o cerca. O esporte muda vidas, e ele é prova viva disso”, disse.
O homenageado agradeceu a outorga e destacou seu amor por São luís. “Ser reconhecido como cidadão ludovicense é uma honra enorme. Esse título simboliza cada vida impactada ao longo desses anos e a minha própria transformação. Dedico essa conquista à minha filha Leandra que mesmo não estando mais aqui com certeza está feliz lá de cima”, disse.
Pará é graduado em Educação Física, pentacampeão maranhense de triatlo e campeão brasileiro na categoria 30/35 anos. Treinador há mais de 26 anos, é responsável pela preparação de atletas em provas de resistência como maratonas e ultramaratonas.
Durante a cerimônia, ele enfatizou que ainda nesta semana, lançará um novo projeto esportivo voltado para crianças com o apoio do vereador Paulo Victor. “Vamos colocar crianças no triatlo, algo inédito no Maranhão. É mais um passo na construção de um futuro com mais saúde, inclusão e oportunidades”, afirmou.