Honraria ocorreu na noite dessa quarta-feira, 18, no Palazzo Eventos
Texto: Suellen Soares
Noite de celebração para a Câmara Municipal de São Luís com a entrega da tradicional Medalha Simão Estácio da Silveira. A solenidade reuniu os parlamentares e seus homenageados em sessão solene que ocorreu na noite desta quarta-feira (18), no Palazzo Eventos.
Simão Estácio da Silveira foi uma figura notável no cenário político ainda nos primórdios da fundação de São Luís. Por sua importância no ato de fundação do parlamento ludovicense, tornou-se o seu patrono, nomeando inclusive o plenário – espaço de deliberação política. Já a Medalha do Mérito Legislativo, que leva também o seu nome, é a maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores.
“Simão Estácio foi o responsável por lançar as bases da Câmara Municipal de São Luís. Ele simboliza um novo começo e a força da coletividade, sua visão nos inspira até hoje. Movidos por essa inspiração, nesta noite reconhecemos que o desenvolvimento de uma cidade não é obra de uma só pessoa ou de uma instituição, mas de um trabalho conjunto onde cada um contribui a sua maneira”, declarou o vereador Marlon Botão (PSB).
Para o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), a noite é um encontro entre a comunidade, a cidade e o trabalho que desempenham para torná-la melhor. Nesse sentido, afirmou que a solenidade transmite uma mensagem clara ao povo de São Luís: a de que o parlamento está atento ao cotidiano das pessoas.
“É uma imensa satisfação poder fazer mais uma vez a entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira. A Medalha é sem dúvida uma das maiores honrarias da nossa cidade e do Estado do Maranhão. Nessa oportunidade, reconhecendo a pluralidade da nossa gente e poder demostrar que estamos atentos a eles, pois todo o poder emana do povo, do seu sangue e do seu tato”, enfatizou.
Ao todo, foram 104 agraciados entre advogados, políticos, religiosos, educadores e empresários, cidadãos que nas mais diversas esferas possuem relevante trabalho social. A escolha se deu por iniciativa dos vereadores, incluindo as indicações da Mesa Diretora, mediante a apreciação do plenário.
A vereadora eleita Flávia Berthier (PSC) foi uma das congratuladas e representou os demais em discurso proferido na tribuna. Berthier frisou que cada nome indicado aponta para histórias que inspiram. Pessoas que em suas diferentes áreas de atuação, e independente de origem, fazem o seu melhor.
“É um imenso prazer estar aqui! É um ato de gratidão da cidade para com o povo . A Casa do Povo e símbolo da democracia e cumpre o seu papel de reconhecer aqueles que com dedicação, talento e compromisso contribuíram não só com a querida São Luís, mas também serviram de inspiração”, discursou.