Contribuições à população de São Luís em serviços médicos nos hospitais públicos e em matérias legislativas na Assembleia Legislativa do Maranhão renderam o título de cidadão de São Luís ao deputado estadual Hélio Soares (PL) e ao médico pediatra Raimundo de Sousa Lima, naturais de Turiaçu.
A homenagem foi concedida em concorrida sessão solene do Legislativo na tarde da última segunda-feira, 10. As propostas de títulos aos dois, acolhidas por unanimidade, foram dos vereadores Astro de Ogum (PR) e Pavão Filho (PDT).
A sessão foi presidida por Astro e secretariada por Pavão e pelo vereador Francisco Chaguinhas (PP). Também marcaram presenças a vereadora Bárbara Soeiro (PSC), a deputada estadual Detinha (PR), o ex-vereador e médico Jairon Guimarães, o vice-presidente da Academia de Medicina, Aldir Penha Ferreira, os vereadores por Turiaçu Tarcísio Fonseca Filho, Benedito Mandu e Carlos Silva, o delegado estadual Tarcísio Fonseca, ex-prefeito de Turiaçu, e ainda familiares dos homenageados.
Na solenidade, p deputado foi o primeiro a ser homenageado e Astro de Ogum, autor da proposta, justificou da tribuna a concessão.
O vereador destacou, como contribuições do parlamentar a São Luís, a lei proibindo o acúmulo da função de cobrador pelo motorista no transporte público coletivo, urbano e interurbano; a obrigação às operadoras de telefonia de fixação em suas lojas dos números telefônicos da Anatel, do Procon e da Promotoria do Consumidor; obrigação às empresas proprietárias de postos de combustíveis de afixarem em cartaz a diferença entre os preços de álcool e gasolina; obrigação às empresas supermercadistas e similares de colocarem no mesmo lugar alimentos que não contenham glúten. Muitas outras leis e programas foram citados por Astro como justificativa à homenagem ao deputado.
O MÉDICO LIMA
Por sua vez, Pavão Filho, ao justificar a concessão de cidadania ludovicense ao médico, frisou que Raimundo Sousa Lima foi professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão por 35 anos. Em seguida, o vereador destacou que o homenageado já chefiou o serviço de cirurgia pediátrica do Hospital Universitário Materno-infantil, foi subsecretário de Saúde de São Luís, diretor administrativo do Socorrão I, chefe do ambulatório do Hospital Infantil Juvêncio Matos e que, ao longo de seus 50 anos de carreira, realizou cerca de 30 mil cirurgias em crianças nos hospitais públicos por onde atuou no Estado.
Os vereadores, ao final de suas falas, declararam não haver dúvidas quanto ao merecimento dos dois ao título de cidadania.
Por fim, eles lembraram que agora, em razão de os dois serem declarados filhos de São Luís, mais do que nunca estarão comprometidos com os destinos dos seus concidadãos. A vereadora Bárbara Soeiro também usou a tribuna para dirigir elogios à atuação dos homenageados.
Após ouvirem os elogios, o reconhecimento dos vereadores e receberem os títulos de cidadania, o deputado Hélio Soares e o médico Raimundo Sousa Lima agradeceram da tribuna a distinção da Câmara e a iniciativa da propositura e prometeram continuar honrando a população de São Luís com suas ações.
VEREADOR POR SÃO LUÍS
“Este título, para a maioria das pessoas não significa nada, mas, para mim, significa muito. O que vale desta vida são os bons exemplos que damos e deixamos. Filho de família humilde, lá do interior de Turiaçu, já fui motorista de caminhão. Vim para São Luís, estudei com dificuldade. Fui funcionário público e sou deputado. Mas, uma coisa me falta: ser vereador por São Luís e legislar para a cidade, porque é no município que moram as pessoas. Hoje, me sinto um verdadeiro filho desta cidade que me adotou”, desabafou o deputado Hélio Soares.
Raimundo Lima também citou suas dificuldades. Nascido na praia Carará, Lima mudou-se, depois, com os pais para Estandarte, em Turiaçu. Ele lembrou que chegou a São Luís no início da década de 1960 para concluir o ensino médio e ingressar no curso de Medicina, em 1964, concluindo em 1969. Fez residência médica no Rio de Janeiro e regressou para São Luís para exercer a Medicina como pediatra, cirurgião, professor universitário e dirigente.
“De meus 78 anos de vida, aproximadamente, 50 foram vividos aqui. Nesta cidade plantei meus sonhos, constitui família, ponto fundamental de minha vida. Por isso, divido com todos os ludovicenses a alegria desta homenagem que recebo de São Luís, através de seus representantes. Sou muito grato, particularmente, ao vereador Pavão Filho, pela propositura da concessão do honroso título”, resumiu Raimundo Lima.