Equipe de alunos da UEB Primavera ganhou o primeiro e segundo lugar na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em 2023.
Texto: Acsa Serafim
A Câmara de São Luís realizou, na tarde desta sexta-feira (5), uma sessão solene de homenagem aos alunos e gestores da equipe recordista da UEB Primavera pelo primeiro e segundo lugares conquistados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) da 38ª Jornada Brasileira de Foguetes, maior evento científico escolar do país. A homenagem é uma iniciativa da vereadora Silvana Noely (PSB).
A professora Sandra Eloy Ferreira, que representou os professores da UEB Primavera na solenidade, destacou que o feito obtido pelos alunos, com o lançamento de foguete com 428 metros para a modalidade do ensino fundamental, foi um marco importante nessa atividade, chamando a atenção da comunidade científica. Ela pontuou que por meio do trabalho dos alunos a escola incentiva outros jovens a se tornarem futuros cientistas.
“Estamos desenvolvendo o protagonismo, as habilidades desses estudantes, favorecendo a igualdade de direitos. Hoje, no nosso Centro de Lançamento de Alcântara, a maioria dos cientistas são de fora. Por meio de atividades como essas temos certeza que num futuro próximo teremos muitos cientistas maranhenses”, afirmou.
Silvana Noely relembrou sua trajetória como moradora do Cohatrac e seu apego emocional com a escola, que em muitos dias lhe serviu de abrigo na adolescência. A parlamentar incentivou os alunos presentes a nunca desistirem de seus sonhos.
“Comecei na política como assessora e o que eu mais escutei é que jamais eu estaria aqui como vereadora. Passei 20 anos escutando que eu nunca seria vereadora. Tenho muito orgulho da minha trajetória, hoje estou aqui eleita, mulher preta nessa capital. Vocês não estão sozinhos. Agradeço aos gestores e pais que trilham essa caminhada com vocês”, disse.
Silvana Noely destacou que fez uma emenda, já sancionada pelo prefeito, para que a partir de agora o Município arque com despesas em experimentos, como a Jornada Brasileira de Foguetes, que possam vir da rede municipal.
“Agora, com a aprovação dessa emenda, a gente já pode exigir esses recursos. Eu sei o quanto é difícil os professores e alunos ali pedindo dinheiro para um e para outro. Nossa luta é contínua. Tenho muito orgulho de construir essa sessão solene com vocês porque vocês mostram que é possível e que a ciência e educação devem ser para todos”, ressaltou.
Jornada Brasileira de Foguetes
A 38a Jornada Brasileira de Foguetes ocorreu nos dias 20 a 23 de março de 2023, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental e consiste em construir e lançar foguetes por alunos, individualmente ou em equipes, a partir de uma base de lançamento, e o mais distante possível.
A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, e podem participar alunos dos primeiros anos do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.
No Maranhão, somente quatro alunos da U.E.B. Primavera, do 9º ano e do EJA, foram selecionados para a competição nacional, graças aos excelentes resultados obtidos na etapa classificatória da MOBFOG, e também pelos resultados obtidos na 1ª Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG), ambos em 2022.