Proposição da honraria partiu do Coletivo Nós (PT)
Texto: Ascom
O plenário da Câmara Municipal de São Luís foi palco de cerimônia solene pela concessão do Título de Cidadão Ludovicense à religiosa piauiense Maria do Carmo Odorico da Silva, carinhosamente conhecida como Irmã Dudu. A homenagem, realizada nesta sexta-feira (15), foi proposta pelo Coletivo Nós (PT) e destaca os relevantes serviços de cunho social e religioso prestados pela agraciada à comunidade ludovicense.
Irmã Dudu é figura notável na comunidade religiosa católica, reconhecida por dedicar sua vida e seus dons em benefício dos que mais necessitam. Sua atuação abrange áreas sociais e religiosas, deixando um impacto positivo e duradouro na vida daqueles que cruzam seu caminho. Seja por meio de ações filantrópicas, orientação espiritual ou simples gestos de solidariedade, a Irmã Dudu atua com firme propósito em sua missão religiosa.
O co-vereador Jonathan Soares destacou a relevância dessa homenagem, pontuando a trajetória singular da religiosa. “Irmã Dudu é um exemplo vivo de dedicação ao próximo, um farol que ilumina os caminhos daqueles que mais precisam. Sua atuação transcende o campo religioso, abraçando a sociedade de maneira integral. Ao conceder este Título de Cidadão Ludovicense a ela, estamos reconhecemos sua contribuição para a cidade e sua ligação profunda com nossa comunidade”, frisou.
Ele também salientou que a religiosa “representa os valores fundamentais da solidariedade e empatia, que são essenciais para o fortalecimento da coletividade e, ao homenagearmos Irmã Dudu, prestamos reverência merecida a alguém que personifica o melhor do espírito ludovicense, portanto, é um privilégio reconhecer e celebrar sua caminhada”.
Na ocasião, o co-vereador anunciou que Irmã Dudu irá para a Itália, resultado de transferência, onde dará continuidade aos seus trabalhos religiosos.
Para a homenageada, a referência é uma honra e estimula a seguir em frente, realizando mais pelo bem-comum. “Quando eu soube deste momento, eu cheguei a dizer que não compareceria, e não sei a razão, mas, estou aqui e digo que, minha história em São Luís é permeada de muito carinho e muito amor. E hoje, esse amor eu preciso deixar, mas vamos construir algo mais, pois, eu não poderia, diante de tudo que recebi daqui de São Luís, do Maranhão, não levar a outros povos. E eu tenho esse desejo de construir um mundo melhor. A Pastoral da Juventude é uma grande família e eu me sinto também, filha de vocês. Quero levar esse amor, esse aprendizado e essa bondade comigo. Agradeço muito essa honraria que recebi, que foi a forma que vocês encontraram para dizer o quanto reconhecem minha trajetória. Muito Obrigada”, enfatizou Irmã Dudu.
“Esta foi uma justa homenagem, um momento de reconhecimento público e grande oportunidade de expressar gratidão pelos inestimáveis serviços prestados pela Irmã Dudu. Com este ato honroso, o Coletivo Nós e a Câmara Municipal de São Luís, reforçam seu compromisso em valorizar aqueles que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, disse representante da Secretaria Colegiada da Pastoral da Juventude, Paulo Sérgio.
Participaram da cerimônia, co-vereadores do Coletivo Nós, familiares, amigos, representantes da Pastoral da Juventude, instituições religiosas e demais autoridades.
História e vida
Maria do Carmo Odorico da Silva, a Irmã Dudu, nascida no dia 11de novembro de 1966, na cidade de Castelo do Piauí. É formada em Filosofia e Teologia. Veio para o Maranhão os seis meses de idade, morar na cidade de Newton Belo e após, em Zé Doca. Ingressou no convento das Irmãs da Sagrada Família, no ano de 1987, em Zé Doca. Recebeu seus primeiros votos no ano de 1992, em Goiânia (Goiás).
Em São Luís, deu continuidade aos seus engajamentos pastorais e sociais na Paróquia São João Calábria, Cidade Operária. Atualmente, ela está concluindo o serviço de Assessoria Religiosa da Pastoral da Juventude, na Arquidiocese de São Luís. Irmã Dudu é, ainda, militante do Coletivo Nós, participante e colaboradora dos projetos Ilha em Movimento, Coletivo Menina Cidadã e UNICEF.
Veja a galeria de fotos no link abaixo: