Presidente do Tribunal de Contas do Estado foi homenageado em solenidade proposta pelo vereador Daniel Oliveira.
A Câmara Municipal de São Luís entregou, na manhã desta sexta-feira (10), o título de cidadão ludovicense ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Washington Luiz Oliveira. A solenidade foi proposta pelo vereador Daniel Oliveira (PL) e aprovada pelos demais parlamentares.
A sessão solene foi dirigida pelo proponente da homenagem, tendo como primeiro secretário o vereador Aldir Júnior (PL) e como segundo secretário o vereador Marlon Botão (PSB). O evento contou com a participação de representantes do executivo estadual, vereadores e familiares do homenageado.
Daniel Oliveira destacou que Washington tem um currículo extenso de trabalhos em prol do direito das pessoas e dos trabalhadores e a homenagem é mais do que merecida.
“Esta Câmara municipal tem que reconhecer as pessoas que realmente fazem diferença em todo o município. O senhor Washington Oliveira faz a diferença e é relevante em todo o estado do Maranhão”, disse.
Para a secretária adjunta de governo do estado, Cricielle Muniz, é uma inspiração ter Washington como um cidadão ludovicense.
“Ele sempre foi um homem que defendeu a democracia e os direitos sociais, levando a pauta em defesa do povo e das pessoas que mais precisam em nosso estado e na nossa capital”, ressaltou.
O secretário estadual dos direitos humanos e participação popular, Francisco Gonçalves, destacou que Washington sempre se dedicou e priorizou a educação como um caminho para a liberdade.
“Eu o conheci exatamente como educador popular, organizando e contribuindo com a educação popular, com a educação dos trabalhadores, para que os mesmos se organizassem e pudessem ter bastante clareza sobre os seus direitos. A educação é uma forma de emancipação humana. Também destaco que ele sempre exerceu com dignidade as funções públicas”, disse Francisco Gonçalves
Ao receber o título, Washington Oliveira agradeceu as homenagens e o reconhecimento concedido pela Câmara por conta de seu trabalho.
“Já me sinto filho de São Luís e cumprimento meus novos conterrâneos. Sou um admirador da história de São Luís e saúdo os grandes intelectuais, historiadores e escritores que essa cidade produz. Aqui eu convivi e convivo com inúmeras pessoas, em diferentes espaços, com quem eu aprendi a amar este estado e esta cidade, que também agora é e sempre será a minha cidade. Agradeço às pessoas que permitiram que eu, neste dia, me tornasse um cidadão ludovicense”, disse.
Natural de Várzea Alegre (CE), Joaquim Washington Luiz Oliveira mudou-se para o Maranhão e reside em São Luís há algumas décadas. Estudou História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Apresentando habilidade para o diálogo político foi eleito vice-governador do Maranhão em 2011 e atuou no parlamento federal compondo a bancada maranhense nas legislaturas de 2003-2007 e 2007-2011.
Washington se destacou na luta pelos direitos dos trabalhadores, e compôs a diretoria de sindicatos, entre eles, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep-MA). Também serviu à comunidade, como servidor público federal no antigo CEFET, atual IFMA. Em 2021, foi eleito presidente do TCE.