A Câmara Municipal de São Luís entregou, durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira (22), títulos de cidadãos ludovicenses, para o delegado, Walter Wanderley Silva; o empresário, José Airton Santana; o policial militar reformado, Joab Jeremias de Castro; e para o tenente-coronel, Sérgio Henrique Rendeiro. Na ocasião, a Casa Legislativa também entregou uma placa de honra ao mérito, ao coronel reformado da Polícia Militar do Maranhão, Ivaldo Alves Barbosa, pela relevância de seus serviços no combate à criminalidade no Estado.
As honrarias foram propostas pelo vereador Cézar Bombeiro (PSD) e aprovadas, unanimemente, por todos os parlamentares da Casa.
Para o vereador Cézar Bombeiro, autor da proposição, as comendas são mais que merecidas, tendo em vista a relevante contribuição de todos os homenageados, para o crescimento da cidade de São Luís. “Eu acredito que devemos honrar as pessoas por seus feitos, quando elas estão vivas. Por isso, faço questão de reconhecer todo o grande trabalho que esses homens prestaram à nossa capital”, disse o parlamentar.
Um dos homenageados, o empresário José Airton Santana, disse ter se apaixonado por São Luís, quando viu, pela primeira vez, na cidade, uma apresentação do Boi de Axixá. Há mais de 30 anos ajudando a fomentar a economia da capital, José Airton, natural de Sergipe, diz que São Luís é sua verdadeira casa. “Esse título me deixa ainda mais feliz e orgulhoso de minhas escolhas, me faz sentir ainda mais acolhido neste lugar, que é a minha casa há tantos anos”, comentou.
O sentimento de pertencimento à cidade, também é compartilhado pelo tenente-coronel e comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, Sérgio Henrique Rendeiro, que está há pouco tempo em São Luís, mas já se sente parte da cidade. “Esse título é uma relevante forma de reconhecer o trabalho do nosso Exército Brasileiro. E eu, como homenageado, me sinto muito honrado e espero orgulhar cada vez mais os ludovicenses”, disse.
O coronel reformado da Polícia Militar do Maranhão, Ivaldo Alves Barbosa, que recebeu a placa de honra ao mérito, da Câmara Municipal de São Luís, pela relevância de sua contribuição à segurança pública, dedicou a homenagem a todos os companheiros policiais, guardas municipais, agentes penitenciários e viúvas de agentes que morreram em serviço. “Lutar contra a criminalidade não é fácil”, desabafou. “É uma luta dolorosa, corajosa e sacrificante, que não se faz sozinho. Receber essa placa, significa muito para mim, que lutei tanto para tornar nosso Estado mais seguro”, destacou.
A sessão de entrega dos títulos de cidadãos aos homenageados, contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, além de representantes da Associação Comercial do Maranhão (ACM), amigos e familiares dos homenageados. O advogado e delegado da Polícia Civil, Walter Wanderley, foi representado no recebimento do título, pelo vereador Marcial Lima (Podemos).