Uma sessão solene foi realizada, nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal para homenagear os 54 anos de fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL). O evento foi proposto por meio de um requerimento idealizado pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB), que contou com aprovação unânime de todos os parlamentares da capital.
Representantes da Associação Comercial do Maranhão, Federação dos Dirigentes Lojistas do Maranhão, Federação das Associações Empresariais, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e Prefeitura de São Luís participaram da solenidade de entrega da placa comemorativa para CDL.
Para o Ricardo Diniz, a Câmara dos Lojistas é fundamental para São Luís, já que comércio varejista faz parte do cotidiano da população ludovicense. Durante o discurso na tribuna, o parlamentar cobrou da prefeitura a criação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
“É necessário que o poder público municipal valorize o comércio de nossa cidade, porque ele gera emprego e renda para população. Essa homenagem a CDL mostra essa necessidade. Esse órgão não luta apenas pelo lucro próprio e de seus integrantes, mas pelo crescimento de São Luís. Vamos criar a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo para que possamos debater estes temas com mais clarezas”, afirmou.
De acordo com o secretário de municipal de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate, a CDL é uma das principais responsáveis pela rotatividade econômica de São Luís.
“Não há uma família ludovicense que passe um dia sem ir ao comércio varejista da capital. A Câmara é um ícone para nossa cidade, porque além de movimentar a economia, ela é responsável por muitos ganhos ao nosso patrimônio, como a luta pela revitalização da Rua Grande e Complexo Deodoro”, enfatizou.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Fábio Ribeiro, essa homenagem ajuda lembrar a história e dos fundadores que começaram esse projeto, porque eles ajudaram a desenvolver o comércio varejista em São Luís.
“A CDL cresceu e se tornou uma referência para capital do Maranhão. Com muita luta construiu sua sede própria e aceitou o desafio de tornar o comércio melhor a cada dia. A nossa missão agora é preparar essa instituição para os próximos 50 anos, porque o mundo está mudando e nós vamos mudar junto com ele. Agradeço a todos que propuseram essa homenagem e estaremos ombreados para ajudarmos São Luís crescer cada vez mais”, declarou.
A CDL
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís foi fundada em 1965 por 22 empresários que eram conscientes da importância que o comércio tinha para economia de São Luís. Francisco Guimarães e Souza foi o primeiro presidente da entidade. Depois de migrar por muitos endereços, a CDL se acomodou definitivamente em um casarão histórico da Praia Grande, na Rua da Estrela.